Saúde

Merenda das escolas estaduais vai ser reforçada com alimentos ricos em ferro
13-07-2007 19:13

A merenda escolar dos estudantes da rede pública estadual passará a ter novos itens neste segundo semestre. O governador Roberto Requião autorizou nesta semana a licitação para comprar 4,2 mil toneladas de alimentos que atenderão a 830 mil estudantes por dia, em 1.880 escolas. A licitação, que será realizada em pregão eletrônico no próximo dia 19, contempla 61 itens, com um investimento de R$19,3 milhões. As novidades são lentilhas, ervilhas e açúcar mascavo, que é rico em ferro. “Há um número de estudantes que apresentam anemia, por isso a importância de introduzir alimentos ricos em ferro”, afirma Márcia Cristina Stolarski, coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação.

Todos os alimentos adquiridos, antes de encaminhados às escolas, passam por rigoroso controle de qualidade na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para garantir que os produtos estejam dentro dos parâmetros de segurança e de acordo com o que foi solicitado no edital de licitação. É grande a diversidade de alimentos ofertados na merenda escolar, que inclui barras de cereais, sucrilhos, achocolatado, granola, sucos de frutas em quatro sabores, carnes em conserva e massas.

“Estamos servindo uma alimentação nutritiva, balanceada e rica em fibras”, diz Márcia, que é nutricionista. Segundo ela, a diversidade nos alimentos garante que os alunos não se cansem do cardápio e que a alimentação seja completa. Ainda de acordo com ela, a merenda escolar é uma ferramenta importante para atrair e manter o aluno na escola. “Para muitos estudantes a refeição ofertada na escola é a principal refeição do dia”, afirma.

Outros alimentos nutritivos que já compõem a merenda escolar são almôndega de carne de boi, atum em conserva, biscoito cookie (com gotas de chocolate), pão de mel com cobertura de chocolate, biscoito de polvilho, bolo, canjica branca, carne bovina em cubos e em conserva, carne de frango ao molho vermelho e branco em conserva, cereal esférico sabor chocolate enriquecido com ferro, feijão carioca e preto com charque e lingüiça em conserva, sobremesa flan, carne seca embalada a vácuo, leite em pó integral e instantâneo, iogurte, salsicha viena em conserva, sopas sabor carne, legumes e macarrão colorido, vitaminas de frutas e aveia, entre outros alimentos.

Agência Estadual de Notícias
Foto:Arquivo/SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado