Saúde

Ministro da Saúde diz que 130 farmácias populares já funcionam e meta é chegar a 500 até 2007
13-04-2006 19:57

Brasília – A meta de instalar em todo o país 500 farmácias populares até o final do ano está mantida, informou hoje (13) o ministro da Saúde, Agenor Álvares. "A nossa meta é principalmente estimular para que estados e municípios venham fazer essa parceria. A meta continua sendo 500 farmácias. Temos orçamento para implantá-las e queremos crer que vamos atingir essa meta".

Em entrevista coletiva às emissoras de rádio da Radiobrás (rádios Nacional AM de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro), o ministro disse que cerca de 130 unidades estão em funcionamento e 240 estão sendo credenciadas para poder vender medicamentos a baixo custo.

O ministro explicou que o Programa Farmácia Popular do Brasil funciona por meio de convênios entre o governo federal e estados, municípios ou instituições filantrópicas. A partir de agora, entidades representativas de aposentados e pensionistas também podem firmar parcerias com o ministério para instalar unidades nas próprias sedes.

Álvares citou pesquisa mostrando que 91% da população apóiam o programa e 97% dos usuários consideram o atendimento ótimo ou bom. "São dados muito significativos", avaliou.

"Como muitas pessoas não acreditavam na possibilidade desse projeto ser perene, firme, que tivesse um desenvolvimento, quando se verifica que esse programa tem tido aceitação e procura por grande parte da população, vários agentes públicos, inclusive filantrópicos, estão buscando informações no sentido de implantar farmácias populares", completou o ministro.

Ele destacou que, com a expansão do programa a estabelecimentos da rede privada, anunciada no mês passado, drogarias e farmácias parceiras podem vender medicamentos para diabetes e hipertensão por preços até 90% mais baratos que o valor de mercado.

Por esse sistema, o governo federal arca com 90% do preço do produto e 10% ficam por conta do usuário. Segundo o ministro, cerca de 1,5 mil estabelecimentos da rede privada já aderiram ao programa. A lista de medicamentos vendidos nessas farmácias contém nove princípios ativos, em cerca de 200 apresentações.

"Foi feita uma pesquisa no Brasil inteiro e essas apresentações e esses princípios ativos são aqueles mais consumidos pela população", explicou Álvares.

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado