Saúde

Nova blitz em Caiobá vistoria canal para identificar lançamento irregular de esgoto
29-12-2007 13:55

Equipes da Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná e Força Verde realizaram nesta sexta-feira (28) mais uma blitz para identificar ligações irregulares de esgoto no litoral. Desta vez, o local escolhido foi o canal Caiobá, que margeia a Avenida JK, em Matinhos, e desemboca na Praia Mansa, um dos poucos pontos ainda impróprios para banho segundo os últimos boletins de balneabilidade divulgados pelo IAP.

Cerca de 30 pessoas participaram da ação que visou levantar os pontos de lançamento de esgoto, vistoriar imóveis e notificar acerca da necessidade de se regularizar a situação no menor tempo possível. Equipados com trajes apropriados (calças impermeáveis, botas, máscaras, luvas e outros equipamentos), os técnicos percorreram as tubulações identificando e fotografando os pontos irregulares.

Algumas propriedades também receberam os adesivos “Esta casa é amiga do mar”, que faz parte da campanha “Se ligue na rede” e que demonstra que o imóvel está com sua ligação correta, ou seja, não polui a praia. O trabalho deve continuar durante o fim de semana.

RESULTADOS – Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, o trabalho de casa em casa vem apresentando resultados satisfatórios. “Na semana passada, havíamos identificado um grupo de 15 condomínios, em Matinhos, com ligações irregulares e hoje já temos a situação resolvida,” afirmou.

Depois dos feriados do final de ano o trabalho de fiscalização será intensificado, e a Força Verde e o IAP agirão com rigor ainda maior no caso de imóveis que já tenham sido notificados. “Pretendemos que o litoral do Paraná seja o melhor do país na questão balneabilidade de nossas praias. Para isso, contamos também com o apoio do Poder Judiciário”, acrescentou Maria Arlete.

O trabalho conjunto dos órgãos do governo vem sendo destacado pelas entidades do setor do comércio, hotelaria e serviços de Matinhos e Guaratuba, que estão auxiliando na fiscalização e promovendo reuniões com condomínios e clubes de serviço para pedir apoio ao trabalho de despoluição das praias.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), Nelson Cotovicz, é nítida a melhora na balneabilidade das praias. “O que garante que teremos uma das melhores temporadas de nossa história, com um recorde de turistas. Precisamos continuar apoiando as ações do governo para que o Paraná tenha o melhor litoral do país”, finalizou.

AEN
Foto:Sanepar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado