Saúde

Número de ligações irregulares de esgoto no litoral preocupa Sanepar
12-09-2007 14:02

A Sanepar constatou que cerca de 30% dos imóveis do litoral, atendidos com rede coletora de esgoto e visitados por técnicos durante o feriado, estão com a ligação irregular. Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, este índice é muito alto. “Ele demonstra porque, apesar de todos os esforços, a balneabilidade, na temporada de verão, fica fora dos parâmetros esperados.”

No feriado prolongado de 7 de setembro, a Sanepar vistoriou 138 imóveis de Guaratuba e Matinhos que já contam com o serviço de coleta e de tratamento do esgoto doméstico. Destes, 40 apresentavam algum tipo de irregularidade, que compromete a qualidade do tratamento do esgoto e polui o meio ambiente, inclusive a água do mar. Os proprietários destes imóveis foram orientados a corrigir as irregularidades. “Embora seja uma amostra pequena, em relação ao total de ligações que necessitam ser vistoriadas, o índice é preocupante”, disse Maria Arlete.

No feriadão, os técnicos da Sanepar executaram 960 serviços. O principal deles foi a atualização cadastral de 274 proprietários, o que permitirá à empresa comunicar-se, de forma rápida, com os seus clientes. No total, a Sanepar necessita entrar em contato com 4.500 proprietários de imóveis para que a infra-estrutura construída para coletar e tratar o esgoto cumpra a sua finalidade de despoluir as praias.

ATUALIZAÇÃO – Para atualizar o cadastro, não há necessidade de o proprietário de imóvel ir até o litoral. Da cidade onde mora, pode telefonar para o número 115 e passar as informações. O contato também pode ser feito pelo endereço eletrônico: atendimentourli@sanepar.com.br ou ainda, pelos telefones (41) 3971-6168 ou (41) 3453-6093 (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 – de segunda a sexta-feira). Quem preferir fazer a atualização cadastral pessoalmente, pode dirigir-se aos escritórios da Sanepar em Guaratuba - Rua Itaporã, 359 – Centro, ou em Matinhos - Rua Sete de Setembro, 19 – Centro.

As ligações dos imóveis com a rede coletora de esgoto podem estar em uma das seguintes situações: rede antiga, com ligação regular; rede antiga, com ligação irregular; rede nova, aguardando autorização para fazer a ligação; rede nova, dependendo da obra que o proprietário necessita fazer; rede nova, aguardando vistoria, ou imóvel por ora sem rede coletora.

De acordo com a legislação ambiental é responsabilidade do proprietário ligar o imóvel – de acordo com as normas - ao sistema da Sanepar. “A qualidade da água para banho na próxima temporada depende dos proprietários. Por isso, continuamos a solicitar aos moradores e veranistas que atualizem o cadastro para agendarmos as vistorias,” destaca Maria Arlete.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado