Saúde

Paraná quer vacinar quase um milhão de crianças contra poliomelite
09-06-2006 17:13

Curitiba - O Paraná pretende vacinar amanhã (10), contra a paralisia infantil, 100% das crianças com idade entre zero e quatro anos, o que corresponde a 911,6 mil meninos e meninas. Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, o Ministério da Saúde enviou para o estado 1,6 milhão de doses de vacina. Esse total será distribuído em oito mil postos de saúde, onde estarão trabalhando aproximadamente nove mil pessoas.

Em Curitiba, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 95% das cerca de 136 mil crianças dessa faixa etária. A vacinação é realizada em duas etapas - a primeira neste mês de junho e, a segunda, em agosto - para que os três vírus causadores da poliomielite sejam implantados no organismo e produzam anticorpos, imunizando as crianças.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi registrado em 1989. Curitiba não registra casos da doença desde 1985 e, no Paraná, o último caso ocorreu em 1986. O secretário de saúde do estado lembrou que nos últimos anos, o Paraná tem conseguido vacinar sempre mais do que 95% da população nessa faixa etária. Em 2003 foram imunizados na primeira etapa mais de 97%. Em 2004 o índice também chegou aos 97% e no ano passado 95,5% das crianças foram vacinadas.

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo chegar à morte. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o vírus é transmitido via fecal-oral e persiste até dezessete semanas no ambiente.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado