Saúde

Paraná supera meta do Ministério da Saúde na vacinação do idoso
10-05-2006 19:43

O Paraná já vacinou 77% dos idosos na campanha de vacinação contra a gripe em pessoas com mais de 60 anos. Ao chegar neste patamar, o Paraná já superou a meta prevista pelo Ministério da Saúde, que era de 70%. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10) em balanço parcial apresentado pela Secretaria da Saúde. Das 22 Regionais de Saúde, 18 já vacinaram mais de 70% da população-alvo.

A campanha de vacinação começou no dia 24 de abril e termina sexta-feira (12). Nos últimos três anos, o Paraná sempre vacinou mais de 80% da população de idosos. “Estamos conseguindo manter o patamar dos anos anteriores e seguiremos perseguindo a meta de ultrapassar 80%”, disse o secretário de Saúde, Cláudio Xavier.

De acordo com os dados enviados pelas Regionais de Saúde, a vacinação está indo bem. A 13a Regional de Saúde de Cianorte já vacinou quase o dobro do pedido pelo Ministério. A Regional já vacinou mais de 147% dos idosos. “Estes dados podem passar de 100% por motivos de vacinação de pessoas de fora da cidade e de outras regiões do estado e até do país. O idoso é de outro Estado ou cidade, mas recebeu a vacina naquela localidade”, explica a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis, Mirian Woiski.

Algumas Regionais já estão com quase a totalidade de idosos imunizados contra o vírus da gripe. Além de Cianorte, Regionais de Saúde como Ivaiporã, Cascavel, União da Vitória, Cornélio Procópio e Curitiba já vacinaram mais de 80% de sua população com mais de 60 anos.

Entretanto, a Secretaria da Saúde alerta para a importância da vacina e o idoso que ainda não procurou uma unidade para ser imunizado o faça tão logo seja possível. São 2.250 pontos de vacina espalhados pelo Estado. “A melhor época de tomar a vacina é essa época de pré-inverno. Além da vacina proteger, ela também evita complicações como pneumonia e até o óbito, dependendo da gravidade das complicações”, alerta a responsável pelo programa de Imunizações da Secretaria de Saúde, Beatriz Bastos Thiel.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Carlos Soares/SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado