Saúde

Paraná vacina idosos contra gripe até sexta-feira
08-05-2006 18:22

Curitiba - A campanha nacional de vacinação dos idosos contra gripe terminou na semana passada. A Secretaria de Saúde do Paraná, no entanto, resolveu estender a mobilização até a próxima sexta-feira (12). De acordo com o secretário, Cláudio Xavier, o objetivo é vacinar o maior número de idosos, reduzindo as complicações decorrentes do vírus da gripe. As doenças pulmonares crônicas estão entre as principais causas de hospitalização de idosos no Paraná.

O último balanço parcial feito pela Secretaria de Saúde do estado mostra que até a última terça-feira (2) 481,5 mil pessoas haviam sido vacinadas, o equivalente a 55,8% da população total de idosos. A expectativa é de que, no mínimo, 70% da população na faixa etária de 60 anos ou mais seja vacinada até a próxima sexta-feira no Paraná.

A Secretaria de Saúde divulga uma nova parcial amanhã (9). Em todo o país, segundo a última parcial do Ministério da Saúde, foram vacinados 8,3 milhões de idosos até o dia 4 de maio. Este número representa 53,14% dos idosos residentes no Brasil. Em 2005, neste mesmo período de apuração, 5,7 milhões de pessoas haviam tomado a vacina contra a gripe. A meta do ministério é imunizar contra o vírus influenza 11 milhões de idosos.

A influenza (gripe) é transmitida por meio de gotículas no ar, originadas a partir da fala, espirro ou tosse. A gravidade da doença varia de acordo com a idade, fragilizando mais os pacientes a partir dos 60 anos. O início da gripe é súbito, com febre, calafrio, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar, que predominam nos primeiros três a quatro dias.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado