Saúde

Posto da Aeronáutica atende 30 casos de suspeita de dengue em uma hora no Rio
31-03-2008 17:16

Rio de Janeiro - Na primeira hora de funcionamento, na manhã de hoje (31), o posto da Aeronáutica, montado no Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, registrou 30 atendimentos. O local serve como centro de triagem para pessoas com suspeita de dengue.

Uma vez confirmados os sintomas da doença por meio de uma entrevista com enfermeiros de plantão, os pacientes são levados em um ônibus especial ou de ambulância ao hospital de campanha da Aeronáutica, montado também na zona oeste.

Segundo a tenente-coronel enfermeira Heloísa Alves da Silva, o objetivo é desafogar as emergências dos hospitais que estão sobrecarregadas por causa da epidemia da dengue na cidade.

"Para isso, nós temos 40 leitos de hidratação, oito médicos que realizam o primeiro atendimento, encaminham para exames e realizam a hidratação se for necessário. Pacientes com casos mais graves serão levados para hospitais de referência, como o federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, e o municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca", explicou.

O cirurgião Victor Danton, morador da zona oeste, começou a sentir dores de cabeça, nas articulações e a ter febre alta no fim da semana. Com medo de enfrentar as longas filas formadas por pacientes com suspeita de dengue nos hospitais, ele foi um dos primeiros a procurar atendimento no posto da Aeronáutica.

"A fila nos hospitais está absurda e a estrutura aqui parece ser bem melhor. Levei três minutos para ser atendido nesse posto de triagem. Espero que no hospital de campanha também seja rápido assim", afirmou.

A comerciante Isabel Cristina Brandão já havia procurado atendimento para seu filho, Tomás, de 14 anos, em um hospital da rede particular também na Barra da Tijuca, mas, com a demora para receber o resultado do hemograma - exame que poderia confirmar a presença do vírus da dengue -, ela resolveu levar o menino ao posto hoje (31) pela manhã.

"Os hospitais particulares também estão com muita fila, está todo mundo apavorado. Ontem, eu levei quatro horas para ser atendida, havia 55 pessoas na minha frente, e o exame de sangue só ficaria pronto em 48 horas. Aqui, pelo menos até agora, foi tudo muito rápido", disse.

Com capacidade de atendimento para 400 pessoas por dia, o posto funciona 24 horas e é o único que recebe demanda espontânea, ou seja, qualquer paciente com os sintomas da doença. As outras unidades das Forças Armadas, montadas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (Marinha) e na Vila Militar, na zona oeste da capital (Exército), fazem apenas a
hidratação nas pessoas com dengue.

Esta é a segunda vez que o hospital de campanha da Aeronáutica é utilizado no Rio de Janeiro. A primeira foi em 2005, durante a intervenção do governo federal nos hospitais da rede municipal.



Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado