Saúde

Primeira etapa da campanha contra paralisia deve vacinar 17 milhões de crianças
10-06-2006 15:42

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil
Foto: José Cruz/Arquivo ABr

Brasília - Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", começou hoje (10) a Campanha Nacional de Vacinação Infantil em todo o país. Na primeira etapa, a meta é vacinar 17 milhões de crianças contra a poliomelite (paralisia infantil). A segunda etapa da campanha começa em 26 de agosto. Todas as crianças de até cinco anos devem ser vacinadas. Não existe contra-indicação absoluta para a aplicação da vacina.

A campanha foi aberta em Belo Horizonte pelo ministro da Saúde, Agenor Álvares. Ontem (9), Zé Gotinha, personagem-símbolo das campanhas de vacinação, fez uma visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

O governo quer atingir o mínimo de 95% de cobertura em pelo menos 80% dos municípios. O objetivo é erradicar a poliomelite no Brasil. Há 17 anos, nenhum caso da doença é notificado no país.

Em 1994, o continente americano recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o reconhecimento pela erradicação da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002.

Restam no mundo três regiões que ainda não receberam a certificação de erradicação da poliomielite: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Daí, a necessidade de manter a vacinação, já que o fluxo de viajantes por todo o mundo pode facilmente propagar o vírus transmissor da doença.

Para manter erradicada a doença, o Brasil adquiriu 26,6 milhões de doses da vacina, enviadas aos postos de saúde de todo o país. O investimento é de R$ 10,1 milhão. Mais R$ 6,2 milhões serão repassados aos estados e municípios para operacionalização da campanha. Em 2006, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 26 anos.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado