Saúde

Profissionais do SUS discutem novas formas de prevenir contaminação em usuários de drogas
27-06-2006 19:58

São Paulo – Cerca de 600 trabalhadores da saúde de todo o país estão reunidos em Santo André, no ABC paulista, hoje (27) e amanhã, para discutir formas de prevenir a transmissão de doenças entre usuários de drogas e substâncias lícitas, como álcool e solventes, e ilícitas, como cocaína, crack e maconha.

A contaminação acidental dos usuários de drogas, ao partilhar uma mesma seringa, por exemplo, ou as doenças causadas pelo consumo de substâncias como o álcool, são definidas como danos em saúde.

O principal objetivo do1º Encontro Nacional de Redução de Danos em Saúde é a melhoria do atendimento aos usuários e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a secretaria de Saúde de Santo André e organizações não-governamentais.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde Mental de Santo André, Décio de Castro Alves, os profissionais pretendem discutir formas de atendimento aos usuários de drogas em ambiente livre e aberto, além daquelas já regulamentadas pelo ministério. Ele destacou também que as políticas de enfrentamento de drogas aplicadas atualmente têm alcance limitado.

"Nas opções de tratamento que são oferecidas e baseadas no princípio de que a pessoa só começa a se tratar quando pára de usar a droga, o nível de adesão é menor do que 20%", diz Alves. Segundo ele, propostas preventivas de redução de danos podem ser mais eficazes se considerarem que "as drogas fazem parte do contexto da sociedade e de que há necessidade de buscar alternativas, tanto de tratamento, como de abordagem dessa população que usa drogas".

Alves explicou que a redução de danos é um princípio da prática sanitária que busca diminuir o risco de exposição das pessoas às substâncias nocivas. "Seguramente os maiores problemas no agravo de saúde do Brasil e do mundo estão nas drogas lícitas. O álcool responde por cerca de 80% nos grandes agravos de saúde provocados por abuso de drogas."

De acordo com o secretário municipal, a cidade de Santo André foi escolhida para sediar o primeiro encontro por ser considerada um modelo de atuação nessa área. Os participantes pretendem também discutir a proposta de uma conferência nacional sobre o consumo de drogas e álcool, em Brasília, no ano que vem.

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado