Saúde

Sanepar combate mau cheiro na região central de Curitiba
15-10-2007 13:16

O mau cheiro nas ruas centrais de Curitiba deve diminuir nos próximos meses. Em operação concentrada na Bacia do Rio Ivo, a Sanepar já lavou 23 mil metros da rede coletora de esgoto e nos próximos dias deve concluir os serviços com a limpeza de mais 9.700 metros. Na seqüência, será iniciada a lavagem dos outros 82 mil metros de rede instalada na bacia.

“Nesta etapa, estamos atuando nos equipamentos da Sanepar, que são as redes coletoras e os poços de visita. Em breve, vamos fiscalizar as ligações” informa o presidente da Sanepar, Stênio Jacob. Ele destaca que é inconcebível uma região como o centro da cidade – que é dotada de rede coletora - apresentar mau cheiro, porque os moradores lançam o esgoto na galeria, que deveria receber apenas água da chuva. A manutenção da galeria é responsabilidade da Prefeitura.

O serviço atual consiste na limpeza da rede e nos poços de visita, quadra por quadra. Utilizando dois caminhões, que permitem a sucção e o hidrojateamento, a rede é lavada com alta pressão e são retirados os materiais sólidos, como areia e gordura. Estão sendo feitas manutenções preventiva e corretiva, com o objetivo de detectar infiltração e rede ou poço de visita quebrados. Os técnicos também registram as irregularidades encontradas, que são provocadas pelos moradores, como esgoto sendo lançado na galeria de água da chuva, e ausência ou mau funcionamento da caixa de gordura.

Na execução dos serviços desta etapa, a Sanepar já investiu R$ 92.850,00 no Rio Ivo. A Sanepar fará limpeza preventiva e corretiva em outras bacias também, para corrigir irregularidades como a que ocorreu nas proximidades do Hospital Evangélico, recentemente. O lançamento de gordura e de outros detritos no esgoto acabou entupindo o poço de visita, ocasionando transbordamento do esgoto para a rua e refluxo para dentro de imóveis. “São situações como estas que poderiam ser evitadas se o usuário usasse a rede de esgoto adequadamente”, enfatiza Stênio.

Caixa de gordura - Tem sido verificado problemas com a caixa de gordura, principalmente em lanchonetes e restaurantes. Manter limpa a caixa de gordura é responsabilidade do usuário. O dimensionamento do volume a ser retido na caixa de gordura deve ser feito de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A limpeza periódica é de responsabilidade do dono do imóvel. A gordura utilizada não deve ser lançada no sistema de esgoto porque entope a tubulação. Entre os possíveis danos está a probabilidade de o esgoto retornar para dentro do imóvel. Caso a caixa de gordura esteja entupida, ou não atenda à legislação, o responsável pode ser multado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Próxima etapa – Nas próximas semanas terá início os trabalhos de fiscalização nos imóveis. Em parceria com a Prefeitura, todas as ligações serão vistoriadas. Um corante é jogado nos pontos de saída do esgoto como pias, ralos, máquinas de lavar, tanques, chuveiros, vaso sanitário e outros. Se uma destas saídas não estiver na rede da Sanepar - e o lançamento estiver sendo feito para a galeria da Prefeitura – a ocorrência de mau cheiro é inevitável, porque o esgoto fica parado, esperando a próxima chuva.

“O mau cheiro da cidade não é culpa da Sanepar e sim dos proprietários de imóveis que mantêm irregularidades nas ligações”, enfatiza Stênio. Também é verificado se a água da chuva está corretamente direcionada para calhas e, estas, para as galerias da prefeitura.


AEN
Foto: Marcelo Ribeiro - Sanepar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado