Saúde

Sanepar lança campanha para regularizar ligações de esgoto em imóveis do litoral
09-10-2007 20:08

Quem possui imóvel nas praias de Matinhos ou de Guaratuba terá, no feriado, mais uma oportunidade de contribuir para melhorar os índices de balneabilidade no próximo verão. Todos os proprietários devem entrar em contato com a Sanepar para conhecer a situação do seu imóvel quanto à ligação do esgoto, atualizar o cadastro e receber as informações de acordo com cada caso. Nesta sexta-feira (12) será lançada uma campanha que conclama os veranistas a fazer contato com a empresa.

Nestes dois municípios, o imóvel pode encontrar-se em uma das seguintes situações: ter rede coletora na rua e ainda estar despejando o esgoto na galeria de água da chuva e, por conseqüência, poluindo o mar. Nestes casos é necessário agendar uma vistoria; ter rede coletora na rua e ainda não ter feito a ligação domiciliar, apesar dos avisos emitidos pela empresa; ter rede coletora, e ainda não ter recebido a autorização da Sanepar para ligar-se; ou ter rede coletora, mas necessita aguardar a autorização para fazer a ligação domiciliar.

Cada situação é específica. Por isso é muito importante que todos façam contato agora, explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob. “Estamos preparando o Litoral para que todos tenham lazer com mais saúde. Ligue ainda hoje para o telefone 115”, conclama Jacob.

O pedido enfático do presidente da Sanepar se justifica. Em Matinhos e Guaratuba, cerca de quatro mil imóveis que poderiam estar ligados adequadamente à rede da Sanepar ainda continuam lançando esgoto no meio ambiente. Muitos destes proprietários talvez não saibam que o esgoto está caindo no mar e provocando poluição. Só existe uma maneira de verificar se a ligação está correta ou não: agendar a vistoria. O agendamento pode ser marcado ainda nesta terça-feira (09), para que a vistoria seja feita no próximo feriado.

De acordo com a legislação ambiental é responsabilidade do proprietário ligar o imóvel, de acordo com as normas, ao sistema da Sanepar. “Com a conclusão das obras executadas pela empresa, as praias do Paraná têm todas as condições para ter os melhores índices de balneabilidade”, enfatiza Stênio.

Além do telefone 115 – que funciona 24 horas - a atualização do cadastro e o agendamento da vistoria pode ser feito no escritório da Sanepar em Guaratuba, na Rua Itaporã, 359 – Centro; no escritório da Sanepar em Matinhos, na Rua Sete de Setembro 19 – Centro, ou ainda pelos telefones (41) 3971-6168 ou (41) 3453-6093 - das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. O e-mail é: atendimentourli@sanepar.com.br


AEN
Foto Ike Stalke-Sanepar
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado