Saúde

Sanepar quer implantar 800 sistemas de saneamento em comunidades rurais
18-05-2007 19:05

A Sanepar vai encaminhar ao Ministério da Agricultura e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pedido de recursos financeiros para a implantação de 800 sistemas de saneamento rural em todo o Paraná. A informação é do presidente da empresa, Stênio Jacob, que reuniu-se em Brasília, nesta semana, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e com o presidente da Funasa, Francisco Danilo Bastos Forte.

Nos próximos dias, será marcada reunião com a bancada paranaense na Câmara Federal a fim de se discutir uma emenda parlamentar coletiva que estabeleça a aplicação dos recursos federais no Programa de Saneamento Rural do Estado. “Existe boa vontade de parte, tanto do Ministério quanto da Fundação, em atender à nossa solicitação, em função da importância que a água tratada representa para o meio rural, especialmente em função da questão sanitária”, explica Stênio.

Pequenas - Na Funasa foram solicitados recursos para implantação de sistemas em pequenas localidades. Na reunião, o presidente do órgão orientou a Sanepar e os municípios a apresentar à Funasa os processos para a pré-qualificação dos projetos aos recursos disponíveis. Os projetos serão recebidos a partir do próximo dia primeiro de junho.

Saneamento Rural - Atualmente, 1,9 mil comunidades rurais são atendidas com água tratada. Nestas localidades vivem 500 mil pessoas que, além do conforto proporcionado pela água que chega às torneiras, passaram a ter melhores condições de saúde. Na maior parte das comunidades rurais o abastecimento é feito por meio da água extraída de aqüíferos. A perfuração de poços tem se mostrado a melhor alternativa para abastecimento em quase todas as localidades. Stênio enfatiza que este Programa tem dado grande contribuição para manter as famílias no meio rural.

Já consta do planejamento da Sanepar para 2007 executar 285 obras pelo Programa de Saneamento Rural. Destas, 88 estão em execução e 197 vão iniciar nos próximos meses. Quando concluídas levarão água tratada e de qualidade para mais de 68 mil pessoas, por meio de quase 14 mil ligações.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado