Saúde

Saúde Mental é tema de seminário que acontece em Curitiba
01-05-2007 15:40

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta quarta (2) e quinta-feira (3) o Seminário Estadual de Saúde Mental / II Encontro Paranaense de Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em homenagem ao Dia Estadual de Saúde Mental, comemorado na quarta-feira. O objetivo do evento, que reunirá cerca de 800 pessoas, é divulgar a Política Nacional de Reforma Psiquiátrica e implementar as ações do Programa de Saúde Mental do Paraná. Seminário Estadual de Saúde Mental

“O seminário será importante para que possamos discutir, junto com os municípios e profissionais de saúde mental, a aplicação de alternativas com os serviços extra-hospitalares, que além de proporcionarem melhor qualidade de vida ao paciente colaboram para sua reinserção social”, ressalta a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Cleuse Barleta.

Ela lembra que no inicio de 2003 o Paraná tinha 15 Caps, hoje são 72 em funcionamento, com capacidade para atender 15 mil pacientes. Além disso, 24 Caps estão em processo de implantação. Os Serviços Residenciais Terapêuticos passaram de dois para 21 e atendem 165 pessoas. O Programa “de Volta para Casa”, que auxilia os pacientes em sua reabilitação psicossocial, atende atualmente 163 pessoas em 12 dos 55 municípios cadastrados.

O encontro reunirá trabalhadores da atenção básica e da saúde mental, secretários municipais de saúde, diretores e coordenadores de regionais, membros do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão Estadual de Saúde Mental e associações de usuários e familiares da área de saúde mental.

Além de palestras sobre a Saúde Mental no Paraná, envolvendo profissionais do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, está prevista a realização de minicursos com os temas: Saúde Mental na Atenção Básica, Atenção à Saúde Infanto-juvenil, Atenção à Drogadição e Programa de Prevenção ao Suicídio.

Para o coordenador do Caps-i e médico psiquiatra Marcos Galvão, que será também e um dos instrutores do mini-curso sobre a Atenção à Saúde Mental Infanto-Juvenil, o evento será uma boa oportunidade para que diminuam os preconceitos relacionados ao tratamento da saúde mental. “Um dos assuntos importantes que abordaremos no mini-curso será o trabalho realizado no Caps-i, que é voltado para o atendimento infanto-juvenil. Este é um bom exemplo onde a prioridade é o atendimento e tratamento dos pacientes que sofrem com algum tipo de patologia da saúde mental, sem restrições e preconceitos”.

Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foram criados, dentro do novo paradigma adotado pela Política Nacional de Saúde Mental, que é o da integralidade do atendimento dos pacientes. Eles funcionam como serviços de atenção diária, usados para substituir as internações hospitalares e oferecem desde cuidados clínicos até atividades de reinclusão social do paciente, por meio do acesso ao trabalho, lazer, direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e sociais.

Os Caps se dividem em 3 tipos: Caps – i, Caps - AD e Caps Gerais, que são classificados em I, II e III de acordo com o número de habitantes da região em que será instalada a unidade. Os Caps Gerais tem a capacidade de atender todos os pacientes com algum tipo de transtorno mental. Já o Caps-i é especializado no atendimento infanto-juvenil e o Caps – AD é voltado para o atendimento de dependentes químicos.

A equipe de profissionais do Caps é multidisciplinar, para prestar atendimento integrado ao paciente. O grupo é formado por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.

Serviço- Seminário Estadual de Saúde Mental
Local: Centro Universitário Positivo – Unicenp
Rua: Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 530, Bairro Campo Comprido
Data: 02 e 03 de maio
Horário: das 08:00 às 18:00.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado