Saúde

Saúde propõe parceria para recolher e dar destinação correta a pneus nos municípios
19-02-2008 19:31

A Secretaria de Estado da Saúde levará para a reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) uma proposta de convênio para recolher todos os pneus inservíveis. Ao fim de sua vida útil, os pneus se tornam um grave problema, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.

“O que queremos com esta ação é, além de da preservação ambiental, acabar com um dos grandes focos de proliferação do mosquito da dengue”, explica o secretário Gilberto Martin. Pela proposta da Secretaria, um convênio seria firmado entre a própria instituição, o Cosems e a Reciclanip, entidade criada pelos fabricantes de pneus novos para dar fim correto a estes materiais, sempre preservando o meio ambiente. Os municípios interessados em participar da parceria entrariam neste mesmo convênio por adesão. A Reciclanip reúne os fabricantes Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli,

“O poder público escolhe um local como ponto de coleta e depois passamos recolher os pneus”, explica a gerente geral da Reciclanip, Renata Murad. De acordo com ela, a entidade faz poucas exigências para firmar a parceria. “Para retirarmos uma carga destes pneus, precisamos que sejam 2.000 unidades de carros ou 250 de caminhões, além do ponto de coleta ser coberto e fechado, para não termos problemas com a dengue”, explica Renata.

“Esta proposta é a resposta da Secretaria de Estado da Saúde para a preocupação dos municípios, após o fechamento da BS Colway”, sentencia o presidente do Cosems e secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi. De acordo com ele, com o fechamento da empresa, também foi extinto o programa Paraná Rodando Limpo, que fazia este trabalho.

“Era um problema que não existia e voltou a existir. Esta proposta responde a nossa expectativa de solução para este problema”, explica Nardi. De acordo com ele, em Maringá foi necessário pegar um hangar do antigo aeroporto para acomodar os pneus recolhidos na cidade. Uma vez por semana técnicos do município passam inseticida no local para garantir que focos do mosquito aedes aegypti não se desenvolvam.

Destinação - Após a recolhimento dos pneus, a Reciclanip os encaminha para empresas parceiras, como a cimenteira Votorantim. A forma mais comum de reaproveitamento deste material é como combustível alternativo, para este tipo de empresa. Pode ser usado também na fabricação de solados de sapatos, borracha de vedação e até tapete para os automóveis. Novos estudos apontam para o aproveitamento dos pneus em materiais utilizados para a pavimentação de ruas, estradas e rodovias.

O secretário Gilberto Martin acredita no sucesso da parceria. “Temos uma demanda muito grande dos municípios com relação a esta questão”, avalia. De acordo com Martin, a Secretaria irá formular a proposta, juntamente com a Reciclanip e levará para a o Cosems, que tomará a decisão final sobre a questão.


AEN
Foto:Hugo Norberto/Sesa
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado