Saúde

Secretaria da Saúde convoca municípios para ação conjunta de combate à dengue
11-04-2007 20:58

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta quarta-feira (11), em Curitiba, uma reunião com representantes de 31 municípios considerados prioritários no combate à dengue. A Secretaria pediu empenho nas ações e que seja priorizada a atualização e a transferência de dados sobre a doença. Também foi solicitada aos municípios a realização de ações de bloqueio da reprodução do mosquito transmissor da doença.

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, destacou a importância do envolvimento das prefeituras municipais e dos governos estadual e federal no combate à doença. “Recentemente o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, me disse que essa parceria está funcionando no Paraná”, relatou. Xavier também disse que é necessário afinar cada vez mais essa parceria, assim como conscientizar a população da importância da sua participação no processo.

A secretária da saúde de Mercedes, município com 5,5 mil habitantes, localizado entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, Cleci Loffi, acredita que está fazendo o seu papel. “Este ano tivemos seis casos importados e no ano passado não tivemos nenhum. Como ficamos próximos do Paraguai, passamos a nos preocupar com casos de contaminação dentro do nosso município”, afirma. Segundo ela, todos os agentes de saúde estão envolvidos para fazer a fiscalização e orientação a respeito da dengue, após um treinamento ministrado pelos técnicos da 20ª Regional de Saúde. Segundo ela, a prefeitura utiliza carro de som, panfletos e parcerias com associações estudantis para reforçar a importância da prevenção.

O diretor da 11ª Regional de Saúde, Roosevelt Gonçalves Virginio, lembra que este ano a situação é mais crítica no município de Ubiratã, que registrou 200 casos de dengue em fevereiro. “As condições climáticas ajudam a proliferação do mosquito. Chove dia sim, dia não e ainda por cima faz muito calor, tudo do jeito que o mosquito gosta”, afirma o secretário da Saúde, Edmund Behrend.

O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná e secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, destacou a parceria entre o governo do Estado e o município no combate à dengue e a importância das ações por parte da população nesta estratégia. “É preciso incorporar a mudança de comportamento para eliminar a dengue. O fumacê só deve ser usado em caso de emergência”, disse.

Agência Estadual de Notícias
Foto:SESA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado