Saúde

Secretaria da Saúde decide descentralizar o combate ao mosquito da dengue no Paraná
11-12-2007 13:37

O Governo do Paraná vai descentralizar o combate ao mosquito da dengue. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta segunda-feira (10) em Curitiba. “O objetivo é descentralizar as ações para que possamos reduzir o índice e a taxa de letalidade a menos de 1% e diminuir a incidência dos casos de dengue em todos os municípios”, disse o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin. Segundo ele, a mobilização das pessoas é a principal arma no combate ao mosquito.

O Paraná foi dividido em oito macrorregiões, onde vão atuar integrantes da Defesa Civil, da Regional de Saúde e do Instituto Ambiental do Paraná, que serão responsáveis pelas ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença nos municípios. Essas macrorregiões estarão vinculadas a uma comissão executiva, da qual fazem parte a Secretaria de Estado da Saúde, Casa Militar, Secretaria do Meio Ambiente, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e Associação dos Municípios do Paraná. “A comissão executiva vai repassar as informações do Boletim Epidemiológico da Dengue, orientar a mobilização e monitorar as ações nessas regiões”, explicou Martin.

A mobilização da sociedade é importante para evitar água parada em garrafas, pneus, copos e caixas d’água. “A ocorrência de casos de dengue está diretamente ligada à ocorrência do vetor. Onde não há mosquito não há dengue”, diz a coordenadora do programa de Combate à Dengue, Márcia Gil Aldenucci. Ela alerta que é importante a população tomar cuidado, pois existem quatro sorotipos da doença e no Paraná estava circulando o sorotipo número três. “Isso significa dizer que as pessoas que pegaram dengue podem ainda contrair essa doença novamente, porque o organismo não possui anticorpos para se defender de um novo sorotipo. Isso aumenta o perigo da doença evoluir para uma forma mais grave”, explica.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Moacir Fadel, ressaltou a importância da parceira com a Secretaria de Estado da Saúde. “A principal atuação da Associação é com a saúde da população. Junto com a Secretaria de Saúde, estamos tendo uma liberdade de conversa maior nos últimos tempos. A participação dos municípios é fundamental para acabar com a doença no Estado”, afirmou.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembrou que a dengue é um problema de todos e o combate ao mosquito também. “Cada um tem que assumir o compromisso e arregaçar as mangas. A mudança de comportamento não é fácil, mas é preciso tomar certas decisões para que a saúde de todos seja contemplada”, destacou. Nardi lembrou que o Paraná poderá ter problemas sérios com o acúmulo de pneus no meio ambiente.

Na reunião dessa segunda-feira (10) o secretário da Saúde assinou uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite, que mudou o atendimento para as pessoas que estiverem com os sintomas da dengue. Segundo o secretário, todas as pessoas que habitarem em municípios onde há mais de 300 casos por 100 mil habitantes e forem diagnosticadas com os sintomas da dengue, passarão a serem notificadas como casos suspeitos de dengue. “Os casos apresentados nesses municípios não passarão mais por confirmação laboratorial de sorologia. Todos os casos passarão a ter cuidados especiais, os pacientes serão monitorados de forma diferente”, avisa Martin. Para o secretário, isso vai agilizar os atendimentos. “Precisamos identificar os casos para podermos trabalhar com mais agilidade”, diz Martin.

Veja a seguir como os municípios estão divididos nas oito macrorregiões.

1a – Curitiba

2a – Sede em Ponta Grossa. Abrange 58 municípios das Regionais de Saúde de Ponta Grossa (3a), Irati (4a), Guarapuava (5a), União da Vitória (6a) e Telêmaco Borba (21a).

3a – Sede em Londrina. Abrange 64 municípios das Regionais de Saúde de Londrina (17a), Cornélio Procópio (18a) e Jacarezinho (19a).
4a – Sede em Cascavel. Abrange 105 municípios das Regionais de Saúde de Pato Branco (7a), Francisco Beltrão (8a), Cascavel (10a), Umuarama (12a) e Toledo (20a).
5a – Sede em Maringá. Abrange 126 municípios das Regionais de Saúde de Campo Mourão (11a), Cianorte (13a), Paranavaí (14a), Maringá (15a), Apucarana (16a), Ivaiporã (22a).
6a – Sede em São José dos Pinhais. Abrange os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
7a – Sede em Foz do Iguaçu. Abrange os nove municípios da 9a Regional de Saúde.
8a – Sede em Paranaguá. Abrange os sete municípios da 1a Regional de Saúde.


AEN
Foto:Venilton Kuchler
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado