Saúde

Secretaria da Saúde define ações de combate à dengue no Paraná
30-10-2007 10:48

A principal atuação das atividades de combate à dengue no Paraná será voltada para a atenção primária, que age diretamente com a população. “Além disso, temos que promover um relacionamento intenso entre as Regionais de Saúde para realizarmos ações de mobilização e conscientização da população com sucesso”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Vera Drehmer, depois da reunião nesta segunda-feira (29) dos integrantes do Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria da Saúde, com representantes das 22 Regionais de Saúde do Paraná para apresentar e analisar as atividades do Programa de Controle da Dengue neste ano e em 2008.

Foram debatidos temas como a rotina de trabalho da Vigilância Epidemiológica, as atividades de levantamento do índice de infestação pelo mosquito e ainda o quadro e a capacitação dos agentes de campo, que realizam visitas periódicas nas residências para informar a população e orientá-la na eliminação de possíveis criadouros da dengue.

O chefe de Vigilância em Saúde da 15a Regional, com sede em Maringá, Dirceu Vedovello Filho, conta que foram formados comitês de combate à dengue nos municípios e que estão sendo feitas ações entre os órgãos de governo estadual e municipal. “As ações estão direcionadas a tipos de criadouros que dependem de integração entre os órgãos. Também estão sendo feitas ações nas escolas, com a participação das crianças. Além disso, as grandes empresas e os municípios estão fazendo promoções com servidores e funcionários como incentivo para busca de focos onde o mosquito possa se reproduzir”.

Na 9a Regional de Saúde, com sede em Foz do Iguaçu, estão acontecendo reuniões com municípios, onde participam prefeitos, secretários municipais e agentes de saúde, para promover um alerta à população sobre os riscos e cuidados em relação a dengue.

A Regional de Saúde também está trabalhando com escolas e secretarias de obras municipais com o objetivo de alertar para os focos em locais onde os agentes de saúde possuem dificuldades de acesso. “Nessas reuniões estão sendo apresentados os riscos trazidos pela doença e estamos incentivando os cuidados com os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Também estamos promovendo a capacitação de médicos para identificar os sintomas da doença”, disse a chefe da Vigilância em Saúde da Regional, Diana Marilia Arenas. Com relação à fronteira, Diana conta que é realizado reuniões mensais com representantes dos outros países para analisar a situação e traçar estratégias de combate.

REUNIÃO – Nesta terça-feira (30), às 14h30, acontece a reunião dos membros do Programa Estadual de Controle da Dengue com o Conselho Saúde Paraná da Defesa Civil e com os representantes das 22 Regionais de Saúde. A reunião contará, também, com a presença do secretario de Saúde, Gilberto Martin. O objetivo é discutir as ações desenvolvidas para o combate da dengue e ainda a importância da mobilização e conscientização da sociedade para o controle e prevenção da doença.

CASOS - No Paraná foram registrados 46.473 casos suspeitos da doença até o último dia 18. Destes, 24.838 casos foram confirmados sendo que 23.929 são autóctones (contraídos dentro do Estado). Das 22 Regionais de Saúde, 17 apresentaram casos autóctones da doença totalizando 146 municípios atingidos. A incidência variou entre 0,03 para 100 mil habitantes e 1.307 casos para cada 100 mil. Já no Estado, a incidência é de 227,64 para cada 100 mil pessoas.

AEN
Foto:Venilton Kuchler/SESA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado