Saúde

Secretaria de Saúde esclarece medidas tomadas para evitar casos de meningite
05-04-2008 12:34

Na tarde de sexta-feira (04), a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou uma reunião no Ginásio de Esportes da Planta São Marcos com a comunidade local para esclarecer as medidas tomadas depois da confirmação de um caso de meningite e suspeita de outro em alunas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiza Possebom Tozzo.

As explicações sobre a doença e também sobre as ações adotadas pela Prefeitura foram conduzidas pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, Maria de Cássia Espínola e pelo diretor do Departamento de Saúde Comunitária, Marion Budant de Araújo.

Os participantes da reunião também puderam esclarecer dúvidas com os dois médicos e receberam um folder com informações sobre prevenção, sintomas e a melhor forma de agir em caso de suspeita da doença.

Entre as medidas já adotadas, foi realizado o atendimento médico e bloqueio com medicação dos familiares. Outra ação preventiva adotada pela Secretaria foi a suspensão das atividades do CMEI pelo período de uma semana, a partir da próxima segunda-feira, dia 7, com reabertura prevista para o dia 14/04.

Durante o final de semana, o Posto de Saúde da Planta São Marcos ficará aberto com profissionais da Secretaria de Saúde de plantão para prestar informações à população e também realizar encaminhamentos, quando necessário.

A médica explicou que a doença é transmitida através do ar, portanto a manutenção dos ambientes sempre bem arejados é a melhor forma de evitar a meningite. A doutora Maria de Cássia também alertou que nem todos os tipos de meningite têm vacinas e por esta razão se preconiza a prevenção.

Em caso de suspeita da doença é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para iniciar imediatamente o tratamento da doença. Outra recomendação é evitar tomar remédios por conta própria. egundo o doutor Marion, também é preciso lembrar que embora a meningite seja mais comum em crianças, a doença pode se manifestar em pessoas de todas as idades.

Meningite:

É uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causa por diversos agentes, como vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Principais Sintomas:

- Febre alta;

- Dor de cabeça;

- Vômito

- Dificuldade de movimentar o pescoço;

- Às vezes, presença de manchas vermelhas na pele.



Como agir:

- Aos primeiros sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo para iniciar imediatamente o tratamento da doença;

-Evite tomar remédios por conta própria;

- Mantenha os ambientes bem arejados, principalmente se você tiver crianças em casa.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado