Saúde

Secretaria de Saúde faz campanha para vacinar cães e gatos no litoral
14-12-2007 18:55

A Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios do litoral e universidades, realiza, neste fim de semana, ações voltadas ao controle da população de cães e gatos e de zoonoses, em resposta às queixas de veranistas sobre casos de problemas de pele. Haverá aplicação gratuita de vacina anti-rábica, de vermífugo e produtos para combater pulgas em cães e gatos. O objetivo é controlar a ocorrência de doenças e a população de animais domésticos no litoral, além de estimular a prática da posse e guarda responsável.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde estima-se que existam, no litoral, cerca de 37.440 cães e 7.448 gatos. Segundo o veterinário e coordenador estadual da Raiva, da Secretaria, Paulo Guerra, muitos animais não vacinados e não desverminados saem às ruas e praias da região e podem transmitir doenças como o bicho geográfico e o bicho de pé. “Por isso, o dono deve ser responsável, estando em dia com as vacinas e mantendo os cuidados necessários para manter uma boa higiene do animal”, ressalta Guerra.

ATENDIMENTO – Os atendimentos aos animais serão feitos em 10 escolas municipais de Guaratuba, das 8h às 17h, e contará com a participação de acadêmicos do curso de veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Os alunos irão, ainda, conscientizar e orientar moradores, com a distribuição de folhetos informativos e esclarecendo dúvidas.

A vacinação e desverminação de cães e gatos fazem parte do projeto, da Secretaria da Saúde, para controle de zoonoses e população desses animais nos municípios do litoral do Paraná. Conforme explicou o chefe da divisão de Atenção à Saúde, da 1.a Regional de Saúde, com sede em Paranaguá, Frank Shigueo Tsuiki, esse trabalho deve continuar em 2008. “Já estamos organizando a segunda etapa da campanha de vacinação, para que seja realizada na metade do ano que vem. Na seqüência, iremos preparar a campanha de verão 2009”, explicou.

PONTAL DO PARANÁ – No começo do mês, o trabalho de vacinação foi realizado em 18 balneários de Pontal do Paraná, contando com a participação de acadêmicos do curso de veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram englobados os balneários Praia de leste, Monções, Canoas, Primavera, Guaraguaçu, Marissol, Ipanema, Grajaú, Pontal do Paraná, Guapê, Shangrilá, Barrancos, Carmery, Atami Sul, Vila Nova, Embarque Antigo, Mangue Seco e Atami Sul.

Naquele período, foram vacinados 4.800 animais entre cães e gatos, em pontos fixos e estratégicos do município como mercados, lanchonetes, pousadas e unidades de saúde. “A procura da população aumentou em relação a anos anteriores, em que não tínhamos pontos fixos, e uma equipe de agentes ia até as casas. Por isso, vamos continuar com essa metodologia nas próximas campanhas”, analisa Tsuiki.

Box – Escolas que irão participar da vacinação em Guaratuba:
Escola Municipal Adolpho Vercesi
Escola Municipal Vereador Heinz Wittiz
Escola Municipal João Gualberto da Silva
Escola Municipal Olga Silveira
Escola Municipal Moisés Lupion
Escola Municipal Doutor de Plácido e Silva
Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza
Escola Municipal Professora Juraci Luiza Pereira Corrêa
Escola Municipal Máximo Jamur
Escola Municipal Professora Iraci Miranda Kruger

AEN
Fotos:José Gomercindo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado