Saúde

Senado discute controle da dengue, febre amarela e malária
29-03-2008 12:14

No momento em que uma epidemia de dengue atinge o Rio de Janeiro, tendo causado a morte de 54 pessoas nos três primeiros meses de 2008, a Subcomissão de Promoção e Defesa da Saúde, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realiza nesta terça-feira (1º), às 10h30, audiência pública para debater o controle da doença, além da febre amarela e da malária no país. O debate foi solicitado em requerimento do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), presidente da subcomissão.

Foram convidados para o debate, o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Gerson Penna; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Osmar Terra; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Helvécio Miranda Magalhães Júnior; e o representante da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Reynaldo Dietze.

Segundo informe da Agência Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reconheceu nesta quinta-feira (27), em Recife, que tem havido falhas na prevenção à dengue. "O combate à dengue é uma tarefa da sociedade. É evidente que, se a situação chegou onde está, alguma coisa no processo de controle falhou. Vamos ter que sentar e refletir onde aconteceram essas falhas", avaliou.

Segundo Temporão, o governo federal vai "trabalhar duro" para que, em 2009, não se repita o que está ocorrendo agora no Rio de Janeiro, que, em todo o ano passado, havia registrado 30 mortes por dengue. Ainda de acordo com a Agência Brasil, o ministro acredita que a situação no Rio deverá se normalizar nas próximas semanas.

Estados como Paraná e Mato Grosso do Sul, que em 2007 registravam altos índices de casos suspeitos da doença, conseguiram reduzir significativamente sua incidência. Entretanto, no Rio de Janeiro, a propagação da doença está levando à adoção de medidas emergenciais, como a montagem de tendas para atendimento à população atingida.

De acordo com informe da Agência Brasil de 19 de março, os dados da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro indicavam a ocorrência de mais de 23,3 mil casos de dengue no estado em 2008. Comparando com igual período dos dez anos anteriores, as notificações de 2008 ficam atrás apenas dos casos registrados em 2002, quando houve outra epidemia da doença. O quadro está mais grave no município do Rio, com mais de 20 mil infectados e 29 mortes registradas.

Conforme a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 536.519 casos de dengue entre janeiro e novembro do ano passado, com 1.273 confirmados para dengue hemorrágica e 136 mortes.

Nelson Oliveira / Agência Senado
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado