Saúde

Sociedade Brasileira de Urologia promove Dia de Combate ao Câncer de Próstata
17-11-2007 22:12

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Foto: Elza Fiuza/ABr

Brasília - A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove hoje (17) o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. O diagnóstico precoce proporciona 90% de chances de cura. No entanto, muitos brasileiros ainda relutam em fazer o exame de toque retal, recomendado para os homens a partir de 45 anos.

"Essa campanha tem sido feita anunalmente. A intenção é estimular os homens a procurar atendimento preventivo. O câncer de próstata é totalmente assintomático nas fases iniciais. Não existem sintomas. Só o exame preventivo pode detectar a doença no início", alerta do presidente da regional da SBU no DF, José Carlos Fragomeni.

Em Brasília, um estande foi montado no Parque da Cidade para divulgação de informações. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são diagnosticados cerca de 50 mil novos casos de câncer de próstata por ano, mas a Sociedade Brasileira de Urologia acredita que o número esteja subestimado.

Caso não seja diagnosticado a tempo, o câncer de próstata pode trazer seqüelas como infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até mesmo ocasionar a morte. A doença é hereditária e pode estar relacionada com alterações hormonais.

Na avaliação do presidente da regional da SBU no DF, o Ministério da Saúde precisa adotar com urgência um programa de saúde masculino. "Dessa forma, poderemos ampliar o atendimento na rede pública de saúde, facilitando o acesso dos pacientes aos exames preventivos", prevê Fragomeni.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado