Saúde

Universidades ensinam física e oferecem serviços de saúde no "Paraná em Ação"
28-04-2007 23:35

A 30ª edição do Paraná em Ação em Guaíra não conta somente com o trabalho voluntário dos servidores municipais, estaduais e federais. Quem também está nesta batalha, com o governo do Estado, na promoção da cidadania e inclusão social da população de baixa renda são os estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Paranaense (Unipar). Além de orientar os moradores daquela região com demonstrações de experimentos físicos e orientações sobra saúde, os alunos estão tendo a oportunidade de aprender na prática o que foi visto em sala de aula.

Um exemplo disso é o estudante do 4° ano do curso de física da UEPG, Raphael Tromer, de 25 anos. Ele saiu de Ponta Grossa e se deslocou até Guaíra para mostrar à população da região alguns experimentos da física. “Eu sinto uma imensa satisfação, pois vejo crianças que têm capacidade de se tornar um grande físico e muitas vezes não tem essa oportunidade. Da minha parte, é uma forma de colaboração”, afirmou ele.

Para o professor de física da UEPG, Silvio Putz, a divulgação do conhecimento científico durante o Paraná em Ação ajuda também a desmistificar o medo que muitas pessoas têm do termo ‘cientista’. “Nós somos seres comuns e estamos presentes entre as pessoas. A ciência está presente no dia-a-dia de cada um e muitos nem sabem disso”, falou. Segundo ele, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aprender sobre a física. “O vale é começar e nós estamos fazendo a nossa parte, oferecendo esse impulso”, completou.

Saúde – Outros dois grupos de estudantes que também tiraram o final de semana para trabalhar no Paraná em Ação em Guaíra foram os dos cursos de tecnologia em estética e cosmetologia e de enfermagem, ambos da Unipar. Os alunos do primeiro oferecem massagem, avaliação facial e orientações sobre os cuidados com a pele, enquanto os de enfermagem ajudam na medição de pressão arterial, peso e altura, teste de glicemia, de urina (junto com a Pró-Renal) e de visão e audição.

De acordo com a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia, Lara Guérios Lopes, é importante também trabalhar com a auto-estima das pessoas. “Esse serviço de estética é sempre bem-vindo. Além da importância do uso de filtro solar, devido ao alto índice do câncer de pele, ainda mais aqui em Guaíra, que é muito quente”, disse ela.

Para a coordenadora, o trabalho solidário dos universitários no Paraná em Ação é algo que nenhuma outra faculdade ensina. “Eu sempre falo para os meus alunos, essa é uma oportunidade rara, porque aqui lidamos com todo o tipo de gente e aprendemos a ter jogo de cintura no atendimento dessas pessoas, além de muitos outros benefícios”, explicou.

O Paraná em Ação está sendo realizado no município de Guaíra, no Centro Náutico Marinas, até domingo (29), sempre das 9h às 17h. O evento acontece paralelamente a 31ª Festa das Nações, que tem como atrações gastronomia, indústria e comércio, além de shows musicais.

Regional da Saúde de Toledo faz teste de HIV

Além dos serviços de saúde que estão sendo oferecidos pela Unipar, o Paraná em Ação de Guaíra também conta com um estande da Regional da Saúde de Cascavel, onde estão sendo realizados teste de HIV (Aids), aconselhamento sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de camisinhas, tanto femininas como masculinas.

A estudante do Ensino Fundamental, Rosinéia Maria Bezerra, de 33 anos, fez o teste. “Achei tudo isso muito importante, pois eles falam de doenças que podem ser evitadas. Se as pessoas soubessem disso, talvez não ficariam doentes assim”, declarou.

AEN
Foto: Theo Marques - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado