Saúde

Uso excessivo dos fones de ouvido
21-11-2007 12:09

Observa-se nos consultórios médicos um aumento no fluxo de pacientes que apresentam algum problema auditivo, que na maioria das vezes é causado pelo excesso de ruído nos ouvidos. Para revelar a perda acentuada da audição é feito um teste audiométrico.
No momento o maior culpado desse problema são o aparelho de MP3 portáteis. O uso exagerado do volume ou do tempo de audição, pode provocar danos irreparáveis ao ouvido. Perdas auditivas que tem como causa o excesso de ruído não são novidade, mas essa tendência de uso do fone de ouvido em boa parte do dia gera grandes problemas.
Os fones de ouvido são mais perigosos que caixas acústicas, porque o som das caixas é atenuado no ambiente, antes de chegar aos ouvidos. Os fones, porém, projetam as ondas sonoras diretamente no canal auditivo, o que afeta as 15 mil células ciliadas externas (CCE) da cóclea. Se a exposição não for longa, nem intensa as células se recuperam, no máximo, em 48 horas, caso contrário a lesão pode se tornar irreversível.
Com a perda da audição gradual, pode-se levar anos até que a pessoa perceba a perda. Existem medidas básicas muito eficazes na solução do problema: reduzir o tempo de uso dos fones, bem como moderar a altura do som.
Recomenda-se o uso MP3 player num local silencioso.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado