Saúde

Vacinação contra poliomielite é prorrogada até o dia 6 de setembro
27-08-2007 16:23

Os pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos de idade têm até o dia 6 de setembro para levar seus filhos para serem vacinados contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil. A prorrogação foi anunciada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo balanço parcial da segunda etapa da campanha de vacinação, ocorrida no último sábado (25), 86% das 920 mil crianças paranaenses foram imunizadas. A vacinação poderá ser feita em qualquer unidade básica de saúde.

“É imprescindível que os pais e responsáveis levem as crianças para serem imunizados. Uma ação como esta é solidária, responsável e traz segurança para toda a família”, salienta o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, que também é medico pediatra. Xavier também destacou que, segundo o Ministério da Saúde, os balanços parciais mostram que o Paraná foi o estado que mais vacinou no primeiro dia da campanha.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Inês Vian, ressalta que, embora não haja registro de casos da doença no País nos últimos anos, a vacinação é fundamental para evitar que isso ocorra. “A vacina é como uma barreira, uma proteção para que o vírus não volte a circular. Sem a imunização abrimos brechas para que isso ocorra”, alerta.

Em países de continentes como a África e a Ásia, o vírus ainda circula e atingiu quase dois mil casos no ano passado. Até julho deste ano, 283 casos foram registrados. Inês também disse que um balanço final sobre os números da vacinação deverá ser divulgado no dia 11 de setembro.


Campanha – Anualmente os pais tem o compromisso de levar os seus filhos menores de cinco anos para serem vacinados. A campanha de vacinação é realizada em duas etapas. Isso faz com que os três vírus (preparados para isso, na vacina) sejam implantados nas crianças, que desenvolvem anticorpos e cria memória imunológica. Na primeira etapa da campanha, em junho, o Paraná vacinou 91,8% das crianças com menos de cinco anos, isto é, 845.606. Em 2005 e 2006 os índices superaram os 90% nas duas etapas da campanha.

No Brasil, segundo o balanço parcial do Ministério da Saúde, 8.274.309 crianças menores de cinco anos foram imunizadas. Esse número corresponde a 48,01% das 17.236.233 crianças nessa faixa etária.

Doença - A poliomielite é uma doença infecciosa transmitida por meio das vias respiratórias (tossir, falar ou espirrar), como também pelas fezes contaminadas depositadas no meio ambiente. Os principais fatores que também favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária e grande densidade populacional. A doença ataca principalmente os membros inferiores e faz com que a criança perca a força muscular, a sensibilidade e os reflexos no membro atingido.


AEN
Foto SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado