Trabalho e Emprego

Dieese aponta que 98% dos trabalhadores da indústria tiveram perdas zeradas em 2007
21-03-2008 15:38

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os trabalhadores da indústria foram os que obtiveram as maiores conquistas em 2007 quando se trata de recomposição salarial. A informação é do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), em entrevista à Rádio Nacional, emissora da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Segundo ele, o motivo foi o melhor desempenho da indústria em 2007 em comparação ao ano anterior, além da organização sindical preponderante no setor. Na indústria, 98% dos trabalhadores do setor industrial tiveram as perdas zeradas com a inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O setor industrial é mais estruturado tanto do ponto de vista econômico quanto profissional, ou seja, da organização sindical", disse José Silvestre.

Estudo do Diesse feito no ano passado mostrou uma tendência de recuperação do poder de compra do salário dos trabalhadores. O levantamento realizado através do Sistema de Acompanhamento de Salários da instituição analisou 715 unidades de negociações dos diversos setores econômicos em 2007. De acordo com o estudo, 96% dos trabalhadores conseguiram a recomposição das perdas ocorridas desde a data-base anterior.

Os números mostraram ainda que, pelo quarto ano consecutivo, as categorias que obtiveram ganho real ultrapassaram os 50%. A distribuição dos reajustes salariais em comparação com o INPC passou de 54,9% em 2004 para 87,7% em 2007. Uma diferença de 1,4 ponto percentual em comparação ao ano anterior. Foi o melhor resultado da série.

“Há vários fatores [para a recuperação do poder de compra do salário do trabalhador] , mas eu destacaria a inflação baixa e sob controle. O segundo aspecto, mais geral, eu destacaria o crescimento da economia que torna mais favorável o processo de negociação que tem se refletido nesses bons reajustes, inclusive com ganhos reais de salário”, afirmou José Silvestre , técnico do Dieese.

Com relação aos reajustes que superaram a inflação, o estudo detectou que aproximadamente 70% agregaram no máximo 2% de ganho real aos salários. Outros 2,5% obtiveram ganhos superiores a 4% e os que igualaram as perdas chegaram a 8,3%.

O técnico do Dieese vê boas perspecitivas para 2008 quando se trata de reposição de perdas salariais, principalmente com a entrada em vigor do novo salário mínimo de R$ 415, que deverá estabelecer novo patamar de reajuste para certas categorias. “As negociações em 2008 devem repetir esse resultado que a gente já observou em 2007, salvo se tivermos algum problema de ordem externa, como a crise americana”, ressaltou.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado