Trabalho e Emprego

Número de empregos industriais cresce 2,43% e coloca Paraná na liderança do Sul
09-04-2008 18:09

O índice de trabalhadores ocupados na indústria paranaense cresceu 2,43% em fevereiro, comparado ao mesmo mês do ano passado, e é o maior do Sul do País. No acumulado dos últimos doze meses, o Paraná registrou aumento de 3,27%. Os números são apontados pela Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na terça-feira (08).

Entre os segmentos da indústria paranaense, em que o índice mais cresceu, foram setores de máquinas e equipamentos, com 27,59%; de meios de transporte, com 10,63%; e metalurgia, com 8,41%. “Os números do IBGE mostram o bom desempenho da indústria no Paraná, que deve se firmar em breve como um dos principais pólos industriais do Brasil”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.

LÍDER – Segundo os dados da pesquisa, o crescimento de pessoal ocupado no Paraná (2,43%) é maior que o apresentado na Região Sul, que foi de 1,56%. O aumento também é superior ao dos estados do Rio Grande do Sul (2,39%) e Santa Catarina, que apresentou decréscimo de 0,05%. “O Estado oferece, hoje, mão-de-obra especializada para o setor, o que tem contribuído positivamente para o mercado de trabalho formal desde o início deste ano”, defende.

Em fevereiro, o Paraná apresentou crescimento de 3,06% na quantidade de horas pagas aos trabalhadores paranaenses na indústria, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os indicadores mostram que as horas pagas no Estado aumentaram mais que na Região Sul (2,23%), e também foi o melhor resultado apresentado entre os estados do Sul: Santa Catarina (2,49%) e Rio Grande do Sul (101,42%).

O indicador que mede a folha de pagamento real, apontou que o salário dos trabalhadores na indústria do Paraná cresceu 7,77% em fevereiro deste ano, comparado a igual período de 2007. O aumento no Estado foi superior ao da Região Sul, que aumentou 6,2% no período. O pagamento real no Paraná também apresentou crescimento no acumulado dos últimos doze meses (3,85%).

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário coleta dados de empresas registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e reconhecidas como indústria. Dez Estados, nas cinco regiões do Brasil, participam da pesquisa.

AEN
Foto: Julio Covello-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado