Trabalho e Emprego

Palestra marca o lançamento do programa de cursos para servidores no ano de 2008
02-04-2008 12:43

Em palestra ministrada a cerca de 400 servidores públicos estaduais, nesta terça-feira (1º), o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella elogiou os investimentos do Governo do Paraná, por meio da Escola de Governo – diretoria vinculada à Secretaria da Administração – na capacitação do funcionalismo. A palestra do filósofo, que foi aluno e trabalhou com o educador Paulo Freire, marcou o lançamento oficial do calendário 2008 dos programas de cursos de qualificação profissional para funcionários públicos.

Mário Cortella salientou a importância da busca constante pelo conhecimento, pelo aprendizado. Ele frisou a importância de compartilhar o conhecimento. O filósofo exemplificou citando um provérbio chinês. O provérbio diz que, quando dois homens, cada um com um pão, encontram-se e trocam esse pão, cada homem sai desse encontro com um pão só. Por outro lado, continuou Cortella, quando dois homens, cada um com uma idéia, encontram-se e trocam suas idéias, ao sair do encontro cada homem parte com duas idéias diferentes.

Na avaliação do filósofo, a Escola de Governo e suas atividades propiciam essa troca de idéias. “Há uma diferença entre fazer o possível e fazer o melhor. A Escola de Governo é a construção da feitura do melhor, e não apenas do possível”, afirmou Cortella. O educador – paranaense de Londrina, radicado em São Paulo há 40 anos, onde há 33 leciona – observou também que o funcionário público precisa fazer o melhor não só como crescimento pessoal. Mas sobretudo por dever ético. “Afinal, são ‘servidores’ públicos”, enfatizou.

A palestra de Mário Cortella durou quase uma hora e meia. O filósofo contou histórias que ilustram as desigualdades econômicas e sociais do Brasil; lembrou, por outro lado, do gigantismo do País e da diversidade de riquezas naturais e potencialidades econômicas. Abordou aspectos do comportamento humano e suas implicações – a arrogância, o comodismo; a humildade, a motivação para aprender. Apontou as diferenças entre sonho e delírio. “Sonho é o que pode ser viável. É o que Paulo Freire chamava de ‘inédito viável’. Ou seja: ainda não é, mas pode ser”, explicou.

Cortella assinalou por diversas vezes a necessidade de atualização de conhecimentos. Disse que o “mundo está mudando” é constatação óbvia, no entanto a velocidade das mudanças é que ainda surpreende e o grande desafio é acompanhar esse ritmo. “Acomodar é perecer. Ou, como diz Zeca Pagodinho, ‘camarão que dorme, a onda leva’”. Com trocadilho, ressaltou que a esperança que as pessoas devem ter “é a do verbo ‘esperançar’, e não do verbo ‘esperar’”.

A palestra com Mário Sérgio Cortella será transmitida pela TV Paraná Educativa nesta terça-feira (1º), a partir das 23h30.

Na solenidade de lançamento do catálogo com os programas de capacitação do funcionalismo previstos pela Escola de Governo para 2008, a secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, destacou os três eixos que compõem a política da atual gestão de investimento no funcionalismo: “Um deles é o investimento na capacitação, como se fosse uma obra, com a criação da Escola de Governo; outro é na recuperação da remuneração, dos salários e, o terceiro, a renovação e ampliação dos quadros por meio de concursos públicos”.

No catálogo lançado, os cursos estão divididos por programas – Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), Capacitando para a Educação à Distância, Escolarização, Pós-Médio, Graduação, Pós-Graduação e de Estágio. Para facilitar a busca por programas e seus respectivos eventos, cada um está identificado por uma cor diferente.

Há descrição do número de vagas, datas, horários e locais de cada evento. A publicação traz ainda orientações sobre como se inscrever e participar dos cursos. Todos eles são gratuitos. Informações podem ser obtidas pelo www.escoladegoverno.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3351-6145.


AEN
Foto Everson Bressan-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado