Trabalho e Emprego

Passeata marca início da campanha pela redução da jornada de trabalho no Paraná
14-04-2008 20:24

Curitiba - Uma passeata na manhã de hoje (14) pelas principais ruas de Curitiba marcou o início da campanha unificada pela redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, no Paraná. As centrais sindicais que promovem a campanha no estado reúnem cerca de 400 sindicatos e federações, que representam aproximadamente 2,5 milhões de trabalhadores.

Para o presidente da Força Sindical do Paraná, Sergio Butka, a mudança pode gerar de imediato 2 milhões de empregos no país, além de melhorar as condições do trabalhador brasileiro. Butka disse acreditar que no Paraná cerca de 1,2 milhão de trabalhadores seriam beneficiados.

“Os empresários hoje já não têm a mesma resistência que demonstravam, por exemplo, em 1988, durante a Constituinte, quando o movimento sindical conquistou a redução da jornada de 48 para 44 horas”, avaliou o sindicalista, para quem o diálogo será mais fácil nos dias atuais. “Com a classe empresarial, política, com a sociedade, vamos conversar com todos sobre a importância da redução desse ritmo acelerado de trabalho”, afirmou.

Diversas atividades estão marcadas para ocorrer no Paraná até 1º de maio, Dia do Trabalho. A marcha de hoje terminou na Rua 15 de Novembro, onde foi montada uma barraca para a coleta de assinaturas, a serem enviadas aos parlamentares em Brasília.

Segundo Sergio Butka, a idéia é demonstrar o interesse dos trabalhadores na luta para que o Congresso Nacional vote a proposta de emenda à Constituição (PEC) 75/03, que trata da redução. A meta é coletar 1,5 milhão de assinaturas, das quais 500 mil no Paraná.


Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado