Turismo

Semana dos cafés portenhos é atração para turistas em Buenos Aires
24-10-2010 11:51

Luiz Antônio Alves
Correspondente da Agência Brasil na Argentina

Buenos Aires - Os brasileiros que estiverem na capital argentina até a próxima terça-feira (26) ou chegarem à cidade neste dia terão mais um bom motivo para frequentar os cafés que se espalham pelas ruas do centro e dos bairros. Uma promoção da prefeitura local está combinando a arquitetura do princípio do século 20, encontrada em boa parte dos cafés, com preços mais baixos, além de shows de tango e exposições de arte gratuitas.

Trata-se da Semana dos Notáveis Cafés Portenhos, que homenageia alguns dos mais famosos e antigos estabelecimentos de Buenos Aires, graças à sua história social, cultural e política. Preferido por artistas como Carlos Gardel, políticos de relevância na história argentina ou personalidades que fizeram nome na economia e na alta sociedade do país, esses cafés têm, geralmente, mais de 100 anos de existência.

A iniciativa da Secretaria de Cultura de Buenos Aires de homenagear os cafés portenhos, que adquiriram o status de verdadeiras lendas, existe há nove anos e deve-se a uma proposta da Comissão de Proteção e Promoção dos Cafés, Bares, Bilhares e Confeitarias Notáveis de Buenos Aires, com o apoio da Associação de Hotéis, Restaurantes e Bares da cidade.

O encerramento da promoção na terça-feira que vem não é casual. No dia 26 de outubro de 1894, foi inaugurado o Café Tortoni, o mais famoso de todos os estabelecimentos do gênero de Buenos Aires. Localizado na também conhecida Avenida de Maio, número 825, o café atrai tanto os portenhos quanto os turistas, que o procuram em massa. É comum a formação de extensas filas na porta do estabelecimento por turistas de todo o mundo.

Outros cafés também reconhecidos como históricos que participam da iniciativa da Secretaria de Cultura de Buenos Aires são o Margot, na Avenida Boedo, 857, e o Café de los Angelitos, na Avenida Rivadavia, 2100, esquina com a Rua Rincón. No dia 26, estes e outros estabelecimentos históricos da capital argentina estarão oferecendo aos consumidores quatro cafés pelo preço de dois, equação relacionada ao ritmo do tango. Os shows e exposições de arte, desde que a Semana dos Notáveis Cafés Portenhos começou, são gratuitos.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado