Envie sua foto para o GuiaSJP

Caminho do Vinho

Cultura



Nenhuma interação

­

Casa Histórica Bortolan   



João Bortolan, um dos três filhos de Gregório que nasceu na Itália, na província de Treviso, é pai de Miguel Bortolan, que encontro na Colônia Mergulhão o espaço ideal para continuar com o cultivo das uvas e a produção de vinho. Miguel também teve uma olaria na colônia, onde hoje está localizado o Grimpa Verde Café Colonial.

E foi Miguel, também prosseguindo com a tradição familiar de ensinar seus filhos a lidar com a terra, que incentivou Leopoldo Bortolan a continuar com a uva e os vinhos. Hoje, Leopoldo ainda mora na casa centenária, construída com os tijolos de barro produzidos na olaria, que fica ao lado da Adega Bortolan, empreendimento agora comandado pela quinta geração da família.

Casa Histórica Ernesto Juliatto

A casa centenária abrigou a Família Juliatto quando recém-chegada da Itália. Paulo Juliatto (avô dos empresários que administram a Vinhos Irmão Juliatto atualmente) nasceu na casa há mais de 80 anos. A casa, toda restaurada, não é aberta a visitação, sendo possível só fotos externas da pequena residência em madeira.

Casa Histórica Nonno Leonardo

A casa histórica Nono Leonardo está passando por reformas, para restaurar a estrutura da antiga casa de Leonel Bixibixi. A casa tem mais de 150 anos e já foi removida de local quatro vezes. No atual endereço, ela está há 78 anos.

A casa fica no mesmo terreno onde a filha de Leonel, Dirce, mora com o marido e os filhos, em novas casas construídas ao lado e atrás da antiga casa da família. Um dos últimos desejos do Seu Leonel, antes de falecer, foi manter a casa antiga ainda de pé. E assim a família continua mantendo a tradição da casinha.

Casa Histórica Nono Giacomo

Giacomo Laureanti veio da Itália para o Brasil há mais de 50 anos. A 40 anos, está em São José dos Pinhais. Quando chegou a pequena cidade da Região Metropolitana de Curitiba, Giacomo Laureanti comprou terras na região do Mergulhão, onde já havia uma pequena casa de madeira.

Esta foi a primeira residência da Família Laureanti no Mergulhão. A residência é uma das Casas Históricas do Caminho do Vinho e já tem 80 anos. Hoje, a casa ainda pertence aos Laureanti: o filho de Giacomo, Marcelo Laureanti, construiu uma nova ala da casa, mas manteve inalterada a primeira casa da família.

A casa não está aberta a visitação interna, sendo apenas a parte externa da casa disponível para visitação de turistas.

Telefone (41) 3635 1045

Casa Histórica João Bortolan

A Casa Histórica João Bortolan fica no mesmo terreno do Grimpa Verde Café Colonial. A casa é propriedade da Família Bortolan há muitos anos, já passou por várias reformas com o objetivo de restaurá-la e hoje, está alugada a uma família. A casa centenária pertencia a avó de Seu Cachimbo, pai de Antonio, que comanda o Pesk Pague do Cachimbo.


Veja mais Caminho do Vinho
POW INTERNET
POW INTERNET
POW INTERNET
POW INTERNET
POW INTERNET

Patrocinadores GuiaSJP

  • Gutmann & Silva Advogados Associados
  • Carmen Mais Imóveis
  • Cisabem Centro Integrado de Saúde e Bem Estar
  • Uniforte
  • Fitz e Canestraro
  • Samuel Imóveis
  • Metalúrgica Temari
  • Imobiliária Ambiente
  • OPÇÃO-UNOPAR VIRTUAL
  • Sete Consult
  • Marmoraria Perola
  • LABORATÓRIO SÃO JOSÉ