Nenhuma interação
Vento: O vento é o ar em movimento, com uma determinada direção e intensidade.
Energia "Aérea"
Já aconteceu de você estar na rua justamente no momento em que bate aquela ventania? O vento é tão forte que parece que a gente vai voar junto com ele. Nessas horas, percebemos como o vento é poderoso.
Ventos são grandes deslocamentos de ar. É o ar em constante movimento. E a gente está tão acostumado a "pegar um ventinho" que às vezes se esquece de fazer a pergunta mais óbvia e também a mais intrigante: mas por que o vento... venta?
O ar se mexe por causa das diferenças de temperatura e pressão. O ar quente sobe e o frio desce. Em lugares baixos acontece o seguinte: a pressão do ar contra o chão é maior e faz o ar escapulir e viajar em direção ao alto. O ar procura então as zonas de menor pressão. É como se o ar estivesse sempre nervoso, tentando se aconchegar, procurando um ponto de equilíbrio.
Com as modernas turbinas de energia eólica acontece a mesma coisa. Quando as hélices das turbinas rodam, o movimento produz energia elétrica, que fica armazenada em um gerador. Do gerador, a energia é transmitida por cabos e fios até os lugares onde ela vai ser consumida: casas, escolas, hospitais, fábricas, ruas, etc.
É assim que funciona a energia eólica:
Impulsionados pelos ventos, grandes "cata-ventos" giram; a força do ar é "aprisionada" por geradores, que por sua vez transformam a energia eólica em energia elétrica