Nenhuma interação
Nome: Caminho dos Jesuítas ou Caminho do Arraial.
Localização: Serra da Graciosa (Pilão de Pedra e em outros locais no município)
Descrição: Caminho de pedra que ligava o Planalto de Curitiba ao Litoral, passando por São José dos Pinhais. Datado do século XVIII.
Histórico: Apesar de não haver uma data precisa, os historiadores admitem que o Caminho do Arraial deve ter sido aberto entre 1580 e 1600. Saía de Curitiba, passava pelo Guatupê, chegava até Nova Tirol, ou Santa Maria, e daí ao Rio Piraquara, passava pelo Pilão de Pedra – lugar de ouro e forte comércio – cruzava o Ribeirão dos Padres e descia a serra onde se unia com o Caminho do Itupava, em direção a Morretes, Antonina e Paranaguá.
Através dele foram transportados os primeiros pinheiros destinados à mastreação de grandes navios que estavam sendo construídos na cidade da Bahia. Desciam o gado, produtos agrícolas e erva-mate procedentes de Miringuava, Roseira, Mandirituba, São José dos Pinhais e Santo Antônio da Lapa.
No trecho dentro de São José dos Pinhais – Arraial Grande era o povoado mais importante do ponto de vista comercial – o trânsito era intenso, com moradores dos dois lados da estrada. Por aproximadamente três séculos serviu aos viajantes da região sul do rio Iguaçu que desciam para o litoral.
Atravessava a atual BR-277, no ponto até então chamado Pilão de Pedra.