Maná da Segunda

Maná da Segunda -  A Contínua Transformação das Ferramentas do Nosso Ofício



Por Rick Boxx

As “ferramentas” que recebi no meu primeiro emprego como contador incluíam uma máquina de somar, lápis e um bloco de papel de colunas verdes. O único computador de que me recordo era um mastodonte de US$ 1 milhão localizado no escritório de um cliente e que ninguém sabia como usar. Como as coisas mudaram desde então!

Hoje, meu laptop tem aproximadamente o tamanho da minha antiga máquina de somar e “deixa no chinelo” o dinossauro de US$ 1 milhão. Meu laptop eliminou a necessidade de uma máquina de somar, eu raramente uso um lápis para alguma coisa e o papel contábil verde foi substituído por softwares com a capacidade de fazer tarefas que não poderíamos imaginar durante os meus primeiros anos de carreira.

O mais interessante disso é que, além de não termos sido capazes de prever o avanço atual em décadas passadas, sabemos que a tecnologia continua nos apresentando novas ferramentas e recursos que não podemos visualizar neste exato momento. Justo quando começamos a pensar que “chegamos lá” em termos de avanços tecnológicos, aprendemos sobre uma inovação recente.

Isto é verdadeiro e não apenas em termos de ambiente de trabalho, mas também em cada aspecto de nossa vida pessoal. Se já se passaram alguns anos desde a compra de um carro novo, nos descobrimos maravilhados diante dos novos acessórios que tornam dirigir mais seguro e mais confortável. Os avanços em comunicações caminham tão rápido que é quase impossível manter-se em dia com eles.

Todas essas novidades continuam a assombrar-nos, mas as Escrituras nos dizem que podemos ansiosamente olhar para diante e descobrir novas coisas na esfera espiritual igualmente. Em Isaías 42:9 Deus disse: “Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas Eu anuncio; antes de surgirem, Eu as declaro a vocês.”

Se olharmos para o “livro dos começos” – o livro de Gênesis, no Antigo Testamento – vamos ler a respeito da obra de criação de Deus, como Ele começou do nada e criou o universo inteiro e prosseguiu criando o mundo que conhecemos, com todas as coisas que há nele e, o mais notável, a humanidade. Finalmente, Gênesis 2:1-2 nos diz: “Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e neste dia descansou.”

Entretanto, isso não significa que Deus deixou para sempre o Seu plano de criar e supervisionar as maravilhas que experimentamos todos os dias. Como Jesus Cristo disse a Seus seguidores: “...Meu Pai continua trabalhando até hoje, e Eu também estou trabalhando.” O melhor de tudo é que esse trabalho não é limitado a um sentido amplo e generalizado. O trabalho de Deus de “inovação” acontece todos os dias na vida de cada pessoa que pertence a Ele. Ele pode e quer realizar um ato de recriação também em nós.

Como o apóstolo Paulo escreveu, “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (II Coríntios 5:17). Conforme o tempo passa, vemos a marcha contínua do novo substituindo o velho. E, à medida que o Espírito de Deus trabalha em nossos corações, podemos experimentar nova vida – novos desejos, novos motivos, novos valores e nova força – se movendo para substituir a antiga vida que nos trouxe tanto fracasso e frustrações.

As ferramentas futuras do nosso ofício, os recursos que utilizamos para desempenhar nossas tarefas diárias, são geralmente anunciadas de uma forma bastante rudimentar. Entretanto, se prestarmos atenção e formos receptivos, estaremos sendo preparados para novas coisas que Deus declarou querer fazer em nós e através de nós, para Sua glória, quer seja onde trabalhamos ou onde vivemos.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como suas ferramentas de trabalho mudaram desde que você iniciou sua carreira? Quais foram as maiores mudanças e inovações que o capacitaram a fazer o que você faz?

2. Você tem alguma ansiedade em relação às mudanças vindouras em sua área? É fácil para você adaptar-se a mudanças, especialmente aquelas que envolvem inovações tecnológicas?

3. Quais são seus pensamentos acerca de “inovação” no que diz respeito à espiritualidade – a dimensão espiritual de nossas vidas que incluem crenças, valores e motivações?

4. Deus realizou uma nova obra em sua vida? Você crê que Ele continua fazendo isso? Explique sua resposta. Como você descreve a nova obra que Ele está fazendo em você?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: João 3:3-8; Romanos 6:1-11; 12:1-2; Gálatas 2:20; Efésios 4:22-24.


Veja mais Maná da Segunda