Maná da Segunda

Maná da Segunda - Às Vezes Você Gostaria de Ser Diferente?



Por Ken Korkow

Comparação é um jogo perigoso para se jogar. Isto porque todos nós somos únicos. Algumas pessoas têm habilidade e traços que gostaríamos de ter. Você ficaria surpreso ao descobrir que essas mesmas pessoas têm inveja das habilidades e traços que você tem? Mas suponho que seja normal desejar que fôssemos diferentes – sei que eu tenho feito isso.  

Por exemplo, posso me lembrar de desejar ser mais alto. Ou de ter uma memória melhor. Algumas pessoas podem desejar ter membros de família diferentes ou que sua experiência prévia fosse outra. Você gostaria que seu autocontrole fosse melhor, de forma que não continuasse a repetir o mesmo comportamento limitante ou destrutivo? Perdi a conta das vezes em que desejei poder parar de cometer os mesmos erros.  

Esta manhã eu estava lendo um dos meus devocionais – O Chamado de Jesus – e vi este versículo: “Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’ O oleiro não tem o direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?” (Romanos 9:20-21).  

Então, fui lembrado de quanta graça tenho recebido de Deus - Seu favor ilimitado, incondicional, imerecido – e de quanta graça continuo necessitando diariamente. Eu li os seguintes pensamentos abaixo do falecido Henry Blackaby, autor do excelente estudo bíblico, Experiencing God. Ele inicia citando uma passagem que eu já tinha lido muitas vezes: 

"Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” (Romanos 8:29-30). 

Embora possamos algumas vezes desejar que fôssemos diferentes, cada um de nós é produto do divino e perfeito plano de Deus. Como somos – e quem somos – não é um engano. 

Blackaby prossegue aperfeiçoando o que isto significa: “Sua vida é parte do grande plano de Deus. Deus conhecia você e tinha um plano para a sua vida desde antes do início dos tempos. Ele sabia tudo a seu respeito antes mesmo que você tivesse nascido.” Ele então cita um versículo que continua a me maravilhar, Jeremias 1:5: “Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer, Eu o separei...”

“Deus predeterminou que você se tornasse como Seu Filho. Sua vida, portanto, tem um destino. Cristo é o modelo segundo o qual o Pai está desenvolvendo a sua vida. Você foi destinado a ter um relacionamento com o Pai tão íntimo quanto o relacionamento entre Jesus e o Pai (João 17:21). Todo evento que Ele permite em sua vida é destinado a torná-lo mais semelhante a Cristo.”  

“O chamado de Deus veio quando Ele convidou você a se juntar a Ele nesse processo! Seu chamado foi extremamente pessoal, destinado especificamente para sua resposta. Que maravilhoso é ter consciência de que em determinado momento da história, o Deus Todo Poderoso falou pessoalmente a você e o convidou a se tornar Seu filho!” 

Não importa qual seja seu trabalho – alto executivo, administrador, supervisor, vendedor de varejo, artesão, educador, músico, engenheiro, advogado, médico, técnico ou qualquer outra profissão – somos muito mais do que o tipo de trabalho que fazemos.  Como Romanos 8:29 declara, fomos predestinados por Deus a sermos “conformes à imagem de Seu Filho”, Jesus Cristo. Mais do que qualquer outra coisa, quando as pessoas olham para nós, Deus quer que elas vejam a Cristo. E sermos diferentes é a forma pela qual Ele capacita as pessoas a O verem de diferentes maneiras.

Próxima semana tem mais!

Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você, às vezes, gostaria de ser diferente?  De quais maneiras gostaria de mudar?

2. Qual o efeito de se ter inveja dos outros, desejando ser como eles em termos de personalidade, traços, habilidades ou talentos? Pode ser produtivo de algum modo compararmos quem somos com o que vemos em outras pessoas? Explique sua resposta. 

3. Romanos 8:29 diz que somos “predestinados [por Deus] a sermos “conformes à imagem de Seu Filho”. O que você pensa que isso significa? Como isso se aplica à forma como encaramos nossas responsabilidades profissionais no trabalho?

4. Jeremias 1:5 cita que Deus fez a seguinte declaração: “Antes de formá-lo no ventre Eu o escolhi; antes de você nascer, Eu o separei...” Qual sua compreensão do significado disso e como pensar sobre isso faz você se sentir? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 29:13-16;  64:8; Jeremias 29:11-13; 33:2-3;  I Coríntios 3:9;  Efésios 2:10. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda