Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Conselhos Sobre Finanças



Por Mark Biller & Mark Dodge



Todo mês, quando nossa equipe se prepara para uma nova edição de nossa publicação, "Sound Mind Investing", uma questão domina nosso pensamento: Este assunto é algo que nossos leitores deveriam conhecer? Devemos dizer-lhes, por exemplo, o que os expertos estão falando sobre economia, taxas de juros e mercados? Geralmente não o fazemos porque, ou eles estão apenas especulando, ou sempre é possível se encontrar especialistas convincentes, em ambos os lados de cada argumento. Deveríamos rever o comportamento das ações e dos mercados estrangeiros no mês ou no trimestre que passou? Geralmente também não o fazemos, porque o comportamento a curto prazo dos mercados é errático e deveria ter um peso mínimo nas decisões financeiras.



Deveríamos, então, discorrer sobre fundos mútuos? Já que a performance dos fundos no período de 1 a 3 meses anteriores não tem nenhum valor enquanto previsão, ou seja, nenhuma correlação com que fundos terão a melhor performance no futuro, que razão haveria para isso? Saber esse tipo de coisas tem muito pouco valor prático. Assim como a areia da praia que está em permanente movimento, eles não oferecem fundamento sobre o quê edificar uma estrutura estável.



Nós encaramos nosso boletim como uma ferramenta especializada para ajudar a “Preparar o povo de Deus para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade” (Efésios 4.12-13). Isto significa estabelecer prioridades financeiras que honram a Deus e levam a atingir os objetivos dados por Ele. Assim, as coisas que mais valem a pena ser conhecidas estão enraizadas na Palavra de Deus, que inclui compreender que é preciso:



. Buscar em primeiro lugar a sabedoria de Deus e não a sabedoria convencional para encontrar os princípios que guiarão nossa tomada de decisão. Os princípios que Deus nos deu são práticos e relevantes. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (II Timóteo 3.16).



. Aceitar individualmente a responsabilidade pessoal por tomar decisões financeiras inteligentes e biblicamente consistentes. Não esperar que outros tomem as decisões difíceis por nós. “O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis” (I Coríntios 4.2).



. Evitar a dívida ao máximo, por ser potencialmente escravizadora. “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta” (Provérbios 22.7).



. Manter equilíbrio apropriado entre gastos correntes e poupança de longo prazo é sinal de sabedoria. “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode” (Provérbios 21.20).



. Investir segundo estratégia cuidadosamente pensada e não impulsivamente. “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria" (Provérbios 21.5).



. Confiar na diversificação em vez de se preocupar com os ciclos do mercado, como maneira de controlar o risco e proteger o capital. “Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra" (Eclesiastes 11.2).



. Guardar-se contra a cobiça e o desejo de gastar toda energia e esforço na tentativa fútil de obter o mais alto retorno possível. “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!” (Provérbios 23.4).



Estes princípios, se seguidos de forma consistente, nos liberta para que deixemos os resultados com Deus, sabendo que “A piedade com contentamento é grande fonte de lucro” (I Timóteo 6.6).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Mark Biller e Mark Dogde, editores executivos do boletim de planejamento financeiro e website "Sound Mind Investing". Usado com permissão. Para saber mais, sobre esta organização e seus princípios de investimento acesse www.soundmindinvesting.com.br. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda