Por Robert J. Tamasy
Esta semana milhões de pessoas em todo o mundo, em todos os continentes, celebrarão o Natal que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Esta data é provavelmente a mais largamente reconhecida entre todas as observâncias anuais, embora nem todos a celebrem pela mesma razão.
Nesta época do ano, uma pergunta frequentemente é feita: “Qual o verdadeiro significado do Natal?” Surpreendentemente, há muitas e variadas respostas. No mercado de trabalho, o Natal geralmente significa o tempo mais rentável do ano, a época em que os rendimentos gerados podem assegurar que os negócios irão equilibrar suas contas e findar o ano com uma reserva financeira. Ele pode também significar o tempo para um breve descanso das pesadas cargas de trabalho, enquanto os trabalhadores desfrutam os feriados com familiares e amigos.
O Natal pode significar muitas coisas para diferentes pessoas. Entretanto, na realidade, o verdadeiro significado do Natal pode ser resumido pelas palavras de João 1:14: “Aquele [Jesus Cristo] que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós...” Jesus, o Filho de Deus, tomou a forma humana para viver entre nós. O Natal marca o Seu nascimento, mas a data exata tem sido alvo de debates por séculos.
Uma pergunta melhor poderia ser: “Como seria o mundo se não tivesse havido um primeiro Natal?” Penso que isto seria avaliado melhor à luz da vida de Cristo, Seus ensinamentos e, em última análise, Sua crucificação e ressurreição. Sem Seu nascimento, nada mais teria sido possível. Considere o seguinte:
Deus Se identifica com nossas dificuldades. Quando oramos, ou buscamos uma interação com Deus, existe uma tendência de nos queixarmos: “Senhor, o Senhor não entende.” Entretanto, somos assegurados de que isto não é verdade. “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” (Hebreus 4:15).
Jesus nos ensinou acerca do amor verdadeiro e sacrificial. Na história da humanidade desde a vida de Cristo, Seus seguidores geralmente têm estado na vanguarda não apenas do ensino acerca de Jesus, mas também, através de suas ações, na demonstração do Seu amor às pessoas em necessidade. Isso inclui a fundação de instituições educacionais, hospitais, orfanatos e ações para aliviar o efeito de desastres. Isso tudo foi inspirado pelos ensinamentos de Jesus acerca de colocar as necessidades dos outros à frente das nossas próprias necessidades. “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam...” (Mateus 7:12). “...Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39).
Cristo morreu para que possamos viver. Quando pesquisamos eventos em nossa comunidade ou ao redor do mundo, observamos a extrema destruição que aflige toda a humanidade. Muitas iniciativas têm sido tomadas procurando remediar tais problemas, mas a raiz está em algo que a Bíblia chama de “pecado”. A morte de Jesus na cruz foi intencional, e não um acidente. Ele morreu por nossos pecados, tomando sobre Si a nossa merecida punição, para que recebêssemos a promessa de uma vida eterna. “Mas Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8).
O Senhor proporcionou o maior presente de todos. O Natal é a época de trocar presentes, mas nenhum presente poderia jamais se aproximar da magnitude do presente que Deus oferece a todos – o presente que é Seu Filho, Jesus Cristo, para que seja nosso Salvador e Senhor. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Quando pensa no Natal, o que lhe vem à mente? Quais memórias ou sentimentos agitam o seu coração?
2) Foi levantada a questão: “E se não tivesse havido um primeiro Natal?” Pensando nisso, como você acha que seria o mundo se Jesus não tivesse nascido?
3) Durante o Natal, Jesus geralmente é retratado como um bebê numa manjedoura, cercado por seus pais terrenos, animais de fazenda e talvez anjos. Por que é importante não reduzirmos nossos pensamentos acerca de Jesus a essa imagem?
4) O nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo estão interligados, conforme a fé cristã e os ensinamentos bíblicos. Isso é verdadeiro para você? Por quê?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relativas ao tema sugerimos: Isaías 7:14; 9:6; Miquéias 5:2; Mateus 1:18 – 2:12; Lucas 2:1-20; II Coríntios 5:21.
Desafio Para Esta Semana
Participando da celebração do Natal durante esta semana, separe um tempo para refletir sobre os versículos citados neste Maná e considere o impacto que o nascimento de Cristo tem tido sobre sua vida, sua família e até mesmo sobre sua carreira profissional.
Se tiver a oportunidade, compartilhe com alguém o que o Natal significa em sua vida.