Maná da Segunda

Maná da Segunda - Equipado Para Boa Obra



Por Robert J. Tamasy

Quando as pessoas descobrem que eu sou um escritor, geralmente dizem: “Oh, eu jamais poderia fazer isso. Escrever é difícil demais para mim.” Isso me faz rir, porque sinto o mesmo em relação a praticamente todos os outros tipos de trabalho. Admiro artífices, tais como carpinteiros, encanadores, eletricistas ou homens e mulheres com múltiplas habilidades manuais. Não posso sequer imaginar como contadores e escriturários fazem o seu trabalho. Indivíduos que se destacam por saber falar em público me deixam maravilhado, e líderes talentosos que inspiram e mobilizam aqueles que se reportam a eles têm o maior respeito de minha parte.

Somos todos diferentes, formados a partir de uma exclusiva “caixa de ferramentas” de talentos, habilidades e experiências. Por essa razão precisamos uns dos outros: trabalhando juntos, complementamos as habilidades uns dos outros. Mas você já pensou de onde vêm os nossos talentos, habilidades e preferências inatos?

Eu comecei a escrever bem cedo em minha vida. Embora não considerasse isso como uma possível carreira profissional até por volta do segundo ano da faculdade, escrever era uma parte bastante agradável de minha vida – algo pelo qual eu me sentia mais e mais apaixonado por fazer. O interessante é que nunca aconteceu de um dia eu ter tomado a decisão: “Penso que vou seguir a carreira de escritor, ao invés de me tornar um mecânico, médico, advogado ou cientista.” Era como se escrever fizesse parte do meu “hardware”, isto é, fosse parte integrante daquilo que eu era – e sou ainda hoje.

Minha conclusão acerca de onde vêm nossas habilidades inatas é simples: Deus as confere a nós como acha adequado. Alguns indivíduos são vendedores inatos; outros, possuem habilidades gerenciais; outros ainda são equipados de forma única para se tornarem engenheiros, professores, enfermeiros ou arquitetos.

Salmos 139:13-14 fala acerca de Deus: “Tu criaste o íntimo do meu ser...me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas. Digo isso com convicção.” Creio que isso inclui os talentos e dons especiais que às vezes se manifestam desde cedo, já na infância, como o prodígio musical ou o gênio matemático que pode resolver equações complexas bem antes que seus jovens colegas tenham aprendido sequer a ler.

Mas essa equipagem especial do Senhor não cessa no ventre materno. Continua ao longo de toda a vida quando somos sensíveis à Sua direção e obedientes ao Seu chamado. Considere:

Usar nossos talentos cumpre a vontade de Deus. A forma como usamos nossos talentos e habilidades exclusivos não tem o objetivo apenas de nos beneficiar, mas também cumprir a vontade de Deus para nossa vida – bem como Seus planos perfeitos e eternos. “...Que o Deus da paz lhes dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a Sua vontade...” (Hebreus 13:20-21).

Nossas habilidades são parte do plano de Deus. Nossa capacitação vocacional distinta nos é concedida dentro do contexto do propósito maior de Deus, possibilitando-nos servi-Lo e aos outros de modo mais eficaz. “Pois foi Deus que nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós.” (Efésios 2:10).

Nossas habilidades devem ser usadas de acordo com a Palavra de Deus. O trabalho que fazemos e as habilidades que empregamos são melhor utilizados dentro do contexto das verdades e princípios que Deus proporciona por meio da Bíblia. “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.” (II Timóteo 3:16-17).

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Quando você decidiu seguir carreira no tipo de trabalho que faz atualmente? Como isso aconteceu? Você o considera alinhado com a capacitação com que Deus o equipou?

2. Se pudesse escolher qualquer outro campo de trabalho, você continuaria a fazer o que faz agora? Por quê?

3. Quais são os seus dons, talentos e habilidades? Você concorda que eles lhe foram dados por Deus, mesmo que você tenha que se esforçar por desenvolvê-los e refiná-los? Explique sua resposta.

4. Se você concorda que os traços e habilidades distintivos que temos originalmente vieram de Deus, que diferença isso faz quando desempenhamos nosso trabalho?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:23; 21:5; Eclesiastes 9:10; Romanos 12:11; Colossenses 3:17,23.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2018 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

 

 

 


Veja mais Maná da Segunda