Maná da Segunda

Mana da Segunda -Estratégicas Não Convencionais de Contratação



Por Rick Boxx

O respeitado periódico de negócios, o Wall Sreet Journal, apresentou uma história sobre a Nehemiah Manufacturing, uma companhia de Cincinnati, Ohio, U.S.A., que tinha uma interessante – e incomum – prática para a contratação de funcionários. Aproximadamente 80% de seus empregados tinham antecedentes criminais!

Ao ler o artigo descobri que, como era de esperar, os fundadores daquela empresa eram seguidores de Jesus Cristo e tinham mais em mente do que apenas gerir uma companhia lucrativa. Sua visão era muito maior do que isso. Eles queriam ajudar a reconstruir uma cidade, mais do que construir uma companhia. Eles foram bem-sucedidos e conseguiram realizar ambas as coisas.

Estando a companhia situada na parte central de Cincinatti, seus donos se empenharam em reconstruir as vidas de pessoas que ali viviam e que raramente tinham uma oportunidade de progredir. Para a maioria das pessoas condenadas por delitos graves, a taxa de reincidência – probabilidade de cometer outros crimes e voltar para a prisão – é muito alta. Uma das razões para isso é a impossibilidade de encontrar um emprego vantajoso. Os donos da Nehemiah Manufacturing decidiram lidar com esse problema oferecendo emprego para pessoas que desejassem uma segunda chance na vida, um novo começo.

O interessante é que a ideia de assumir um risco calculado para reconstruir uma cidade está firmemente enraizada na Bíblia. Na verdade, todo o livro de Neemias narra a história de um homem visionário que obedeceu ao Senhor e liderou e persistiu na missão aparentemente impossível de reconstruir a cidade de Jerusalém. Ele sabia que as circunstâncias eram adversas e a tarefa não seria nada fácil, mas ele estava determinado – com a ajuda de Deus – a restaurar a cidade em ruínas.

Neemias emitiu um grito de guerra, provavelmente como o fizeram os fundadores da companhia de Cincinnati, quando declarou: “...Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.” (Neemias 2:17).

Lendo mais adiante, descobrimos que a motivação de Neemias por trás da grande empreitada não era lucro ou fama, mas simplesmente reconstruir “a cidade de Davi” que tinha sido devastada durante uma série de ataques, enquanto os israelitas eram levados para o cativeiro. Apesar da oposição e dos muitos caluniadores, Neemias e aqueles que com ele trabalharam obtiveram êxito na tarefa.

Nós deveríamos nos inspirar com a visão e espírito empreendedor da Nehemiah Manufacturing e seu xará. Isso não quer necessariamente dizer que devemos contratar criminosos condenados que cumpriram suas sentenças. Nem sempre isso é possível. Mas nós podemos orar e buscarmos nos envolver em “projetos de recuperação”. Por exemplo, nós podemos ter alguém em nossa organização de quem os outros já desistiram. Essa pessoa pode ser um “diamante bruto” que, se receber uma oportunidade e alguma orientação, pode se tornar um membro valioso da equipe.

A vocação de Deus para nós, como no caso da Nehemiah Manufacturing, é normalmente mais importante do que apenas ganhar dinheiro. Sendo o que a Bíblia chama de “embaixadores de Cristo” (II Coríntios 5:20), devemos participar de uma missão de reconciliação, como descrito em seguida no versículo citado: “...como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.”

Seja buscando reconstruir parte de uma cidade ou investindo individualmente na vida de alguém, temos a alegria e privilégio de sermos parte da obra de Deus, de restauração e renovação. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (II Coríntios 5:17).

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. O que você pensa de empregar pessoas com antecedentes criminais? Quais os potenciais problemas de tal prática? Quais as possíveis oportunidades?

2. Você conhece a história de Neemias, chamado para supervisionar a reconstrução da antiga cidade de Jerusalém? Quais obstáculos ele enfrentou?

3. Em sua opinião, por que empresas e profissionais deixam de reconhecer ou agir quando surgem oportunidades de contribuir positivamente para com suas comunidades, as pessoas que vivem nelas ou aquelas que trabalham dentro da própria organização?

4. Como você faria para servir como “Neemias” em sua esfera de influência? Que ou quem está precisando de reconstrução ou restauração?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Neemias 1:1-11; 2:1-20; Isaías 43:18-19; Gálatas 2:20; Apocalipse 3:11-13; 21:1-2.

 

 


Veja mais Maná da Segunda