Maná da Segunda

Maná da Segunda - Investindo Tempo para Se Importar, Ouvir e Se Conectar



Por Por Robert J. Tamasy

Havendo passado toda a minha carreira na área das comunicações – primeiro, como editor de jornal, depois editor de revistas, diretor de publicações e comunicações, e autor e editor de livros – a arte e a complexidade para comunicar sempre me fascinaram. Nós empregamos incontáveis meios para transmitir nossas mensagens. 

A comunicação evoluiu de formas novas e criativas que a maioria de nós jamais teria imaginado apenas há algumas décadas. Durante séculos, os pensamentos eram comunicados oralmente, depois escritos à mão. A invenção da impressão revolucionou as comunicações, colocando palavras e ideias no papel. Com o advento do telégrafo e do telefone, as pessoas, pela primeira vez, puderam se comunicar através de longas distâncias. O rádio e a TV trouxeram de forma instantânea informações e ideias que precisavam ser expressas. Então, a tecnologia dos computadores levou as comunicações ao seu ponto culminante, nos apresentando coisas tais como e-mails, mensagens instantâneas, websites, ferramentas de busca, blogs, podcasts, mídia social e vídeo conferências. 

Mesmo com todos estes avanços, porém, a essência da comunicação permaneceu inalterada. Durante meus anos ensinando comunicações nos negócios, apresentei uma maneira simples de definir comunicação: “Uma troca de significado bem-sucedida.” Ou seja, o “Remetente” (o indivíduo que deseja comunicar uma mensagem específica) e o “Receptor” (a pessoa a quem a mensagem é dirigida) entendem mutuamente o que está sendo comunicado. Isto é verdadeiro, quer se comunicando com milhões de pessoas ou com um único indivíduo.

O consultor em liderança Tim Kight, faleceu recentemente depois de uma longa batalha contra o câncer, mas sua sabedoria continua a influenciar as pessoas de diversas maneiras. Ele frequentemente falava acerca de comunicações interpessoais e seus desafios. Por exemplo, ele disse “Invista tempo para se importar, ouvir e se conectar. Quando você se importa, procura entender. Quando ouve, você cria conexões pessoais que possibilitam altos níveis de comunicação e colaboração. Quando se conecta, você compartilha ideias e perspectivas, e toma decisões melhores.” Seguindo seu conselho, nós realizamos uma troca de significado bem-sucedida. 

Na Bíblia, descobrimos muitas verdades acerca da comunicação com e relativa a outras pessoas de modo positivo e benéfico. Aqui estão apenas alguns dos princípios apresentados na Palavra de Deus: 

Reconhecer o impacto da nossa comunicação.  Palavras podem encorajar, motivar, curar e inspirar. Elas também podem causar grandes males quando usadas descuidadamente. “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.” (Provérbios 18:21). 

Ouvir atentamente demonstra o quanto nos importamos.  Frequentemente, durante uma conversa, as pessoas não ouvem; elas meramente esperam que a outra pessoa pare de falar. Cultivar a habilidade de ouvir demonstra cuidado genuíno para com a outra pessoa. “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.” (Provérbios 18:13). 

Responder de forma apropriada.  Depois de termos ouvido o que a outra pessoa tem a dizer – não apenas as palavras, mas também o coração – podemos refletidamente responder de modo significativo e compreensivo. “Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!” (Provérbios 15:23).

Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.  A chamada “regra de ouro” – colocar os interesses dos outros em primeiro lugar – é um princípio sadio a ser seguido quando nos esforçamos para nos comunicar efetivamente com os outros. “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” (Lucas 6:31). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Se alguém fosse avaliar você ou classificá-lo como comunicador, o que pensa que ele diria? Você acredita ser capaz de comunicar-se efetivamente na maioria das vezes? Por quê?

2) Quais são alguns problemas de comunicação que você encontra no decorrer de uma semana de trabalho? Quando tais problemas não são tratados de modo apropriado, quais são os resultados?

3) O quanto você acha importante “cuidar, ouvir e se conectar” em suas comunicações diárias? Quais desafios impedem você e outros de serem capazes de fazê-lo com consistência?

4) Qual dos quatro princípios bíblicos relativos ao processo de comunicação lhe parece mais significativo? Explique sua resposta. 

Nota: Desejando considerar outros princípios bíblicos relativos ao tema sugerimos: Provérbios 10:19, 32; 12:14; 13:3; 15:1-2, 4; 16:13; 17:28; 20:12; 22:11; Filipenses 2:3-4. 

Desafio Para Esta Semana

Ao longo da semana que vem, esforce-se para tomar consciência de suas interações com as outras pessoas – o que você comunica a elas e de que forma, e o que elas comunicam a você e como você responde. Com que frequência você pensa que “foi bem-sucedido na troca de significado” e com que frequência surge a possibilidade de um mal-entendido? 

Considere perguntar a um bom amigo, mentor ou conselheiro como eles percebem as suas habilidades em comunicação. Eles veem espaço para melhorar? Se assim for, que sugestões eles têm para lhe dar?  

 


Veja mais Maná da Segunda