Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Mantendo a Vida na Perspectiva Correta



Por Ken Korkow


Você pode considerar isto estranho, mas a primeira coisa que faço quando chego em casa depois do trabalho (claro, depois de beijar minha esposa Liz) é pegar o caderno de entretenimento do jornal e ler a seção de história em quadrinhos. E minha história favorita é "Minduim", com seus personagens maravilhosos, tão engraçados quanto comoventes. Charles Schulz, criador de “Minduim” tem um discernimento tão apurado do comportamento humano, que seu famoso cãozinho de desenho animado, o Snoopy, ainda faz as pessoas rirem embora Schulz tenha falecido em fevereiro de 2000.



Muito antes de morrer Charlie Schulz se tornou um cartunista consagrado. Creio que isto se deveu, em parte, pelo fato dele saber rir e manter a vida em perspectiva correta. Um de seus comentários mais célebres sobre o cotidiano foi: “Não fique preocupado se o mundo vai acabar hoje; agora já é amanhã na Austrália”.



Ao nos engajarmos na batalha incessante para manter a vida na perspectiva correta, algumas questões valem a pena ser consideradas:



. Cite as 5 pessoas mais ricas do mundo.

. Cite os 5 jogadores mais valiosos do último campeonato de seu esporte favorito.

. Cite os 5 últimos ganhadores do Oscar como melhores atores.

. Cite 10 pessoas que ganharam o Prêmio Nobel ou o Pulitzer.

. Cite o programa mais popular da televisão em 1999.

. Cite o ganhador da medalha de ouro em patinação na Olimpíada de 2002.



Quantas destas perguntas você respondeu corretamente? Desculpe, mas se você espera que eu lhe dê as respostas, vai ficar desapontado. Se realmente quiser saber, vai ter que pesquisar sozinho.



O ponto é: nenhum de nós se lembra de nomes em manchetes, de celebridades, de “nomes familiares” de ontem. E não é porque qualquer uma das pessoas que se encaixam nas categorias acima sejam realizadores de menor importância. No seu tempo e em suas áreas, eles foram os melhores entre os melhores. Mas aplauso e aclamação eventualmente morrem. Troféus perdem brilho. Realizações são esquecidas. Honrarias, condecorações e certificados são sepultados com seus ganhadores.



Talvez este outro questionário seja mais fácil de responder:



. Cite pelo menos 3 professores que o ajudaram em sua jornada escolar.

. Cite 3 amigos que o socorreram em tempos de dificuldades.

. Cite 5 pessoas que lhe ensinaram alguma coisa importante.

. Cite 3 pessoas que o fizeram se sentir apreciado e especial.

. Cite 5 pessoas em cuja companhia você gosta de estar.

. Cite 4 heróis cujas histórias o inspiraram.



Estou certo que você achou o segundo questionário mais fácil do que o primeiro e, o melhor de tudo, é que eu não tenho que lhe dar as respostas! Essas foram pessoas que você conheceu pessoalmente e que causaram poderoso e duradouro impacto na vida de pelo menos uma pessoa que você conhece muito bem.



Aqueles que fizeram diferença em nossas vidas não foram pessoas com as melhores credenciais, com mais dinheiro ou as mais premiadas. Foram as que se importaram conosco e com outras pessoas. Jesus Cristo resumiu isso ao dizer: “...Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 19.19).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Ken Korkow, que vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como diretor regional da CBMC. Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.




MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.
Veja mais Maná da Segunda