Maná da Segunda

Mana da Segunda - Não Deixe Que o Medo Roube a Melhor Parte



Por Jim Mathis

O Presidente dos EUA., Franklin D. Roosevelt, disse de forma admirável: “A única coisa que devemos temer é o próprio medo.” É interessante notar que a Bíblia usa as frases “Não tenha medo” e “não tema” mais do que qualquer outra. O medo pode ser motivador, mas geralmente se torna desmotivador. Ele pode fazer com que nos movimentemos ou nos paralisar e levar-nos a não fazer nada. Ações racionais resultam de colocarmos o medo de lado e agirmos de maneira bem planejada e pragmática.

A Universidade Chapman, em Orange, Califórnia, fez uma pesquisa anual perguntando aos americanos quais eram seus maiores medos. Eu achava que seriam o medo de falar em público, insegurança financeira ou talvez morrer. Assim, os resultados foram um tanto surpreendentes. Apenas dois dos 10 maiores medos se referiam a questões financeiras; cinco das principais coisas que mais tememos tratam de questões ambientais.

O medo de morrer nem sequer estava entre os 10 principais! Eu ouvi um palestrante comentar sobre essa pesquisa sugerindo que questões ambientais não são temores legítimos. Como se apenas o medo de morrer ou o medo do câncer ou qualquer outra doença temível fossem reais, descartando a poluição e as condições ambientais como se não merecessem qualquer preocupação.

Pessoalmente, fui bastante encorajado por essa pesquisa porque ela me mostra que as pessoas não estão assim tão temerosas com as coisas que alguns políticos e as notícias da TV nos dizem que deveríamos temer, e sim, nos mostra um quadro mais amplo. De acordo com essa pesquisa, os três maiores fatores causadores de medo são: educação deficiente, programas de entrevistas no rádio e na TV, e programas televisivos com o tema “crime”. Isso, aparentemente, explica porque tantas pessoas temem coisas tais como crimes, imigração e desastres naturais. Se você quiser ser menos temeroso, desligue a TV e vá à biblioteca.

É muito fácil ser apanhado na armadilha do medo diário. Poderíamos chamá-lo de “a tirania da urgência”. É preciso disciplina para se manter focado no panorama mais amplo. Minha esposa e eu sempre estamos falando a respeito dos cinco anos que virão: Onde queremos estar e o que desejamos estar fazendo em cinco anos? Com essas coisas em mente, o que precisamos estar fazendo hoje para chegar lá? Aqui estão algumas coisas que as Escrituras ensinam sobre porque não devemos “temer”:

Lembre-se de que não estamos sozinhos. Quando começarmos a pensar que devemos enfrentar os desafios e problemas da vida sozinhos, lembremos a nós mesmos que Deus prometeu estar conosco. “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10).

Lembre-se de como somos valiosos. Deus valoriza todas as coisas que criou, mas o valor mais alto de todos está sobre a humanidade. Por isso podemos confiar em Sua direção e provisão. “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo dAquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês...Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:28-31).

Lembre-se de que Deus tem um plano. Quando nos sentimos atemorizados pelo que nos espera no futuro, temos a segurança de que Deus tem Seus planos preparados para nós e fará com que eles se cumpram. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).

Quando Roosevelt falou acerca de temer o medo, ele queria dizer para não entrarmos em pânico. Não permita que aqueles mercadores do medo, que se dedicam a espalhar temor, o atinjam. Nós precisamos voltar ao trabalho, focando nas coisas que podemos controlar e afetar, ao invés de nos preocuparmos com coisas que não podemos controlar. Então, confiemos em Deus, que está no controle.

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Quais são as coisas que lhe causam temor e ansiedade?

2. Quais dessas coisas você pode controlar? Qual o propósito de nos preocuparmos com coisas que não podemos controlar?

3. Quando você se sente temeroso ou ansioso, costuma voltar-se para Deus e colocar suas preocupações nas mãos dEle? Por quê?

4. Qual das promessas citadas – você não está sozinho, você é muito valorizado e Deus tem um plano para cada um de nós – é mais significativa ou útil para você vencer os medos que nos ameaçam? Explique sua resposta.

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 1:6-9; I Reis 2:3; I Crônicas 22:12-13; Isaías 43:1-7; Lucas 12:32; I João 4:12, 18.

 

 


Veja mais Maná da Segunda