Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Dilema de Um Vendedor



Por Rick Boxx

Muitas pessoas que trabalham com vendas têm me contado histórias semelhantes: Quando aumenta a pressão por produzir mais, elas começam a ouvir seus chefes dar-lhes a seguinte instrução: “Se você estiver atendendo alguém ao telefone, diga o que for preciso, mas feche a venda.” Em essência, os vendedores recebem uma ordem para mentir com o objetivo de conquistar um cliente. 

Isso cria um dilema para aqueles que desejam viver de acordo com sua fé, com integridade e sem fazer concessões. Eles se perguntam: “Devo mentir ou devo fazer o que é certo e arriscar-me a perder o emprego?”

Sem dúvida, essa não é uma situação confortável. Seria fácil justificar fazer o que lhes foi ordenado, pensando: “Afinal de contas, preciso deste emprego para sobreviver.” Porém, quando estamos nos esforçando para integrar nossa fé com as responsabilidades e exigências profissionais, precisamos considerar o que a Bíblia tem a dizer sobre isso. 

Por exemplo, no livro de Provérbios no Antigo Testamento, encontramos muitos textos que nos encorajam a sermos fiéis – bem como alertas quanto às consequências da desonestidade. Provérbios 20:17 adverte: “Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca.” Isso não soa como uma exortação? Outro versículo nos diz: “O que se deseja ver num homem é amor perene; melhor é ser pobre do que mentiroso.” (Provérbios 19:22). 

Por outro lado, Provérbios 10:9 declara: “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.”  

A Bíblia está repleta com sabedoria a respeito da forma como devemos enfrentar situações antiéticas ou que implicam em fazermos concessões. Considere apenas algumas das verdades e promessas que encontramos em Jesus Cristo e Seu Sermão da Montanha: 

Para quem você está realmente trabalhando?  Como seguidores de Cristo, nos reportamos a uma autoridade maior do que o nosso chefe possa ser: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mateus 6:24).  Uma boa pergunta a fazermos a nós mesmos é: “Em última instância, a quem eu estou servindo?”

A provisão fiel de Deus.  Depois dessa severa admoestação, Jesus assegurou a Seus seguidores: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’... Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. Mateus 6:31-34). 

É nosso, basta pedir.  Quando ficamos tentados a mentir a fim de fechar uma venda, estamos confiando em nossa própria iniciativa e não na resposta oportuna de Deus.  Ao invés de mentirmos ou torcermos a verdade, por que não orarmos e pedir a direção de Deus? Jesus disse: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” (Mateus 7:7-8).  

Quando tentados a nos curvar devido à pressão, é importante lembrar que clientes de longo prazo estão em busca de alguém firme e honesto. É melhor ganhar menos no curto prazo, ou perder uma potencial venda, do que se tornar conhecido como um mentiroso. Não importando o custo, permaneça firme na verdade!

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto .

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já se encontrou em uma situação em que seu chefe tenha lhe dito para “dizer o que for preciso” para fechar uma venda? Como você reagiu? Que fatores você considerou?

2. O que enganar um cliente ou mentir para ele tem a dizer sobre a qualidade da nossa fé em Deus e nossa confiança em Suas promessas? Como isso afeta o nosso testemunho na qualidade de embaixadores de Cristo no mercado de trabalho?

3. Alguma vez você já pensou: “Bem, eu sei o que a Bíblia ensina, mas isso aqui é o mundo real. É uma luta feroz e devemos fazer o que for preciso para obter êxito.”? O que você pensa desse tipo de racionalização agora? 

4. Faria alguma diferença na forma como enfrentamos cada dia de trabalho se nos lembrássemos desde o início de que Deus é o Único a quem devemos honrar, que Ele promete prover para cada uma das nossas necessidades e sempre que orarmos pedindo direção Ele a dará prontamente a nós? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:19, 22; 13:6;  14:5;  16:11;  19:5;  20:25;  24:26;  Colossenses 3:17, 23-24.  

 


Veja mais Maná da Segunda