Maná da Segunda

Maná da Segunda: Páscoa - Alegria de Estar Em Casa



Por Randy Alcom


(Nota do Editor: Na véspera de Sua morte, Jesus proferiu estas palavras encorajadoras: "Eu vou preparar-lhes um lugar.

E se Eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver” (João 14.2-3).

Como a Páscoa é já no próximo domingo, apresentamos este texto extraído do best-seller, "Heaven" (Paraíso), de Randy

Alcom, em que ele descreve o que espera aos seguidores de Jesus.)

Gosto de observar peixes do oceano em um aquário, mas sinto como se algo estivesse errado. Lá não é o lugar deles. Aquela não é sua casa. Peixes não foram feitos para pequenas caixas de vidro – foram feitos para o oceano imenso. Suponho que peixes não tenham consciência disso, mas fico imaginando se seus instintos não lhes dizem que seu verdadeiro lar é em outro lugar. O que sei é que nossos instintos nos dizem que este mundo decaído não é nosso lar – fomos feitos para lugar melhor. O teólogo Donald Bloesch sugere: “Nossa maior aflição não é a ansiedade, nem mesmo a culpa, mas saudade do lar – a nostalgia ou o anseio que não pode ser extirpado de estar em casa com Deus”.



Os escravos cristãos cantavam acerca de “irem para o lar, para viver com Deus”, e sobre uma carruagem que “virá para me levar para o lar”. Os cristãos sempre pensaram em ir para o paraíso como ir para casa. Quando Jesus disse que estava indo nos preparar um lugar, falava em construir-nos um lar. Para antever o Paraíso precisamos compreender o significado de lar.



Já participou de uma viagem que se tornou um pesadelo, com todo mundo ficando doente e tudo dando errado? O que você mais desejou? Voltar para casa! Em sua imaginação podia sentir o conforto de sua cama, saborear uma refeição caseira e imaginar a companhia da família e amigos rindo juntos diante da lareira, contando sobre o que deu errado na viagem. Não importa o quanto apreciemos nossas viagens longe de casa, sempre antevemos a volta ao lar. Saber que podemos voltar para casa é o que nos mantém em movimento – e isto é o que Paraíso deve ser para nós. Ele deve nos manter caminhando porque é o nosso lar eterno, o refúgio acolhedor que nos espera e chama pelo nosso nome.



Não é minha intenção romantizar o Lar. Sei que muitas pessoas viveram experiências terríveis em seus lares. Mas no nosso verdadeiro Lar, o Paraíso, teremos muitas vezes multiplicadas, todas as coisas boas de nossas casas terrenas, mas nada do que é ruim.



Um certo ditado diz: “Você não pode jamais voltar para casa.” Isto quer dizer que, enquanto estivemos fora, nosso lar mudou e nós também. Nossas casas antigas podem ter sido destruídas ou vendidas, terem sido renovadas ou se deteriorado. Em contraste, quando esta vida tiver cessado – e particularmente quando chegarmos à Nova Terra – os filhos de Deus poderão realmente voltar para casa pela primeira vez, de verdade. Já que nosso lar jamais sofrerá incêndio, inundação ou deterioração, nunca teremos que imaginar se ele ainda estará lá quando voltarmos. Os novos céus e a nova terra jamais desaparecerão. Eles darão novo significado à palavra “lar”!



Minha esposa e eu temos passado maravilhosos momentos com a família e amigos – no natal, nas férias ou momentos simples depois do jantar – e temos proferido estas encantadoras palavras: “Melhor do que está, não pode ficar”. Não importa o quanto sua vida tenha sido difícil, você também já disse isso a respeito de algum momento magnífico, não é? Você é capaz de pensar em pelo menos um momento em sua vida, mesmo um instante fugidio, em que isto pareceu ser verdade? Bem, isto não é verdade.



O momento mais comum na Nova Terra será maior do que os momentos mais perfeitos desta vida – aquelas experiências que você gostaria de preservar ou se apegar a elas, mas não foi possível. Tudo pode ficar ainda melhor, muito melhor do que está – e vai ficar. Sem medo de que a vida vá terminar ou uma tragédia sobrevir, de que sonhos sejam despedaçados ou relacionamentos se rompam.



Todos nós fomos feitos para uma pessoa e para um lugar. Jesus é essa Pessoa e o Paraíso esse lugar. Se você conhece Jesus, Ele estará com você no mundo ressurrecto. Com o Senhor que amamos e os amigos que apreciamos, embarcaremos juntos na última aventura, num espetacular universo novo à espera que o exploremos e dominemos. Jesus será o centro de todas as coisas e a alegria será o próprio ar que respirarmos. E ainda que pensemos: “Melhor do que está, não pode ficar” – vai ficar!


Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Randy Alcom extensivamente sobre finanças segundo a perspectiva bíblica, inclusive seus livros, "Money, Possessions & Eternity" (Dinheiro, Posses & Eternidade) e "The Treasure Principle" (O Princípio da Riqueza).Publicado com permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda