Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Paz em Meio ao Caos



Por Robert J. Tamasy

Você já assistiu a um concurso de beleza no qual uma das concorrentes declara que se pudesse ter um desejo realizado seria a “paz mundial”? A resposta é um clichê e a possibilidade de se tornar realidade é a mesma de uma galinha botar um ovo de avestruz. Mas de uma maneira ou de outra, todos ansiamos por paz. Infelizmente vivemos num mundo onde a norma é o caos e não a paz.


Calamidades naturais ameaçam nossa sensação de paz. Desastres provocados pelo homem são igualmente inquietantes, quase inconcebíveis, como o vazamento de óleo nos Estados Unidos, na região do Golfo do México. Devido à negligência de uma indústria, a “paz” desapareceu para milhões de pessoas e as consequências ambientais perdurarão por décadas.


Cercados pelo caos, como encontrar paz e permanecer confiantes, não importando o tamanho da crise ou os obstáculos a serem enfrentados? A Bíblia tem muito a dizer a esse respeito, mesmo no ambiente de trabalho do século XXI. Eis alguns exemplos:


Paz não baseada em circunstâncias. Se sua esperança e confiança estão baseadas em circunstâncias que estão além do seu controle, ou em pessoas que com freqüência lhe causam desapontamentos, raramente você terá paz. E num momento a vida parece estar em calma; em outro, instala-se o caos. As Escrituras ensinam que a verdadeira paz somente pode ser encontrada no caráter infalível e imutável de Deus. “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em Ti” (Isaías26.3).


Paz não baseada neste mundo. Nós tentamos encontrar paz em bens materiais, realizações, reconhecimento pessoal, influência ou relacionamentos profissionais. Mas a paz que esses itens podem proporcionar é passageira. Coisas envelhecem e se desgastam; realizações perdem significado; amigos e entes queridos não conseguem satisfazer nossas expectativas. Por isso Jesus fez esta declaração aos Seus seguidores: “Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração nem tenham medo” (João 14.27).


Paz não baseada no entendimento. Quando sua vida inesperadamente vira de cabeça para baixo, parece impossível obter paz. Tudo aquilo em que você confiava parece ter sumido. É então que a fé em Deus, que por vezes parece irracional e irreal, pode lhe oferecer a única esperança de alcançar paz. Oração e gratidão podem nos levar a uma paz profunda e duradoura. É o que a Bíblia promete. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6-7).


Você pode hoje olhar para Deus em busca de paz, não importando o quanto as circunstâncias sejam sombrias?



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes


--------------------------------------------------------------------------------


Questões Para Reflexão ou Discussão


1. Ao ouvir a palavra “paz” o que lhe vem à mente? Como você descreveria a sensação de paz interior?


2. Você se sente em paz neste momento da sua vida? Explique sua resposta.


3. Você concorda que o caos – e não a paz – parece ser a característica que prevalece no mundo em que vivemos?


4. As passagens bíblicas citadas indicam que a verdadeira paz somente pode ser alcançada por meio de relacionamento pessoal com Deus. Como você reage a essa perspectiva?


Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Salmo 46; Romanos 5.1; 16.20; Efésios 2.14-18; Hebreus 12.14.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Veja mais Maná da Segunda