Maná da Segunda

Maná da Segunda -> Perfil do Profissional ou Empresário Ideal



Por Robert J. Tamasy

Se você fosse definir o perfil do profissional ou do homem de negócios ideal, que características ou qualidades incluiria? Que característica seria a mais importante – a prioridade absoluta – segundo sua perspectiva?



Seria essa pessoa um realizador, alguém que “faz acontecer”? Ou um indivíduo de visão, que sirva de inspiração e que possa conduzir outras pessoas rumo a um futuro incerto, porém atraente? Honestidade e integridade estariam entre os traços de caráter que você daria ênfase? Que lugar ocupariam nesse "projeto" de pessoa ideal para o século XXI, qualidades como inteligência, habilidade, experiência, flexibilidade, intuição e bom senso?



Para considerar a questão, faremos um paralelo com a “mulher de Provérbios 31” , assim chamada pela descrição do 31º e último capítulo do livro de Provérbios. O texto descreve a laboriosa esposa de um líder civil, cujas qualidades seriam facilmente aplicáveis ao ambiente profissional, tanto para homens quanto para mulheres. Aliás, uma pessoa como aquela seria forte candidata para o cargo de Diretor Executivo de uma importante organização. Vejamos algumas dessas características:



. Caráter e reputação. Ser uma pessoa de forte caráter moral traz reflexos positivos não apenas sobre nós mesmos – mas também sobre a empresa que

representamos. “Uma esposa de nobre caráter, feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis ...Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades de sua terra ... Fala com sabedoria e a instrução fiel está em sua língua” (Provérbios 31.10,23,26).



. Digno de Confiança. Se somos confiáveis, alguém com quem se pode contar em tempos de necessidade ou sob pressão, nosso valor para a organização sobe às alturas. As pessoas querem a segurança de saber que quando nos pedem para fazer alguma coisa, será feito e bem feito. “Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida” (Provérbios 31.11-12).



. Trabalhadores honestos são ativos da empresa. No mundo dos negócios, encontramos pessoas que fazem apenas o necessário para “ir levando” – não lhes peça que façam mais do que isso. Aquele que trabalha duro e busca a excelência é um precioso recurso para qualquer companhia. “...Com prazer trabalha com as mãos ...Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas ...Entrega-se com vontade ao seu trabalho, seus braços são fortes e vigorosos” (Provérbios 31.13,15,17).



. Gere os recursos com sabedoria. Profissionais eficientes buscam extrair o máximo de recursos essenciais de suas companhias – as pessoas que nela trabalham, seu capital e suas competências centrais. Eles alavancam estes recursos tanto para a produtividade atual quanto para a futura. “... Avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha” (Provérbios 31.16).



. Mantem o foco sobre o “principal”.Toda organização, com ou sem fins lucrativos, deve gerar recursos suficientes para pagar suas contas e compensar seus empregados de forma adequada. Metas elevadas devem ser equilibradas pelas realidades do cotidiano. “... Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite... Faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes” (Provérbios 31.18,24).



. Pessoas são prioridade absoluta. O líder vigoroso reconhece, com freqüência, a valiosa contribuição que as pessoas dão à empresa. Em vez de ver as pessoas como meios para atingirem um fim, ele as tratam com respeito, justiça e compreensão, sendo sensível e responsável quanto às suas necessidades pessoais. “... Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres" (Provérbios 31.20).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Veterano com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão de adaptação de J. Sergio Fortes.


--------------------------------------------------------------------------------

MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Veja mais Maná da Segunda