Maná da Segunda

Maná da Segunda - Planejar para um Futuro de Tempos Incertos



Por Robert J. Tamasy

Com o calendário marcando o final de outro ano, mais uma vez é tempo de reflexão e expectativa; tempo de olhar para trás, para o ano que finda e para diante, para aquele que está prestes a começar. Como este ano foi para você? Ele transcorreu de acordo com as suas expectativas, foi melhor do que você esperava ou totalmente diferente de tudo quanto você previa?  

A epidemia global continuou a prender muitos de nós em suas garras fazendo com que a vida que conhecemos mudasse de muitas maneiras. “Normal” assumiu um novo significado. Para muitos, “os negócios de sempre” passaram a não fazer nenhum sentido. Sendo assim, quando 2021 vai passando e 2022 já está às portas, a maioria de nós está coçando a cabeça, imaginando de que forma podemos efetivamente planejar para o futuro. 

Claro, esta não é a primeira vez que as pessoas ao redor do globo são confrontadas com o desconhecido. O futuro é sempre imprevisível, portanto, devemos planejar de acordo. Espere pelo inesperado e você nunca será totalmente surpreendido. Mesmo com tudo isso, encontramos nas Escrituras sabedoria para sabermos como planejar e nos preparar para o futuro. Aqui está uma mostra da orientação que encontramos na Bíblia:  

Não perca tempo olhando para trás.  Podemos aprender com o passado, mas permanecer nele – especialmente concentrados sobre nossos fracassos – é improdutivo. O apóstolo Paulo tinha muitas coisas das quais poderia se arrepender, mas ele escolheu, ao invés disso, focar no presente e num futuro promissor: “...prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12-14). 

Não se deixe controlar pela ansiedade.  Os desdobramentos inesperados relacionados à pandemia têm sido perturbadores, mas preocupar-se ou temer o que o futuro pode reservar pode paralisar nosso planejamento. Levar a vida – e o trabalho – um dia de cada vez é uma estratégia sólida. Jesus admoestou Seus seguidores: “Portanto Eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida e o corpo mais importante que a roupa?...Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?...Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:25-34).  

Formule seus planos confiando-os ao Senhor.  Frequentemente nosso planejamento e estratégias deixam de levar em conta quais seriam as intenções de Deus. O rei Davi de Israel, que não era alheio a oposições severas e desafios formidáveis, compreendeu isso. Por esse motivo ele pôde escrever: “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. (Salmos 37:3-6). 

Quando os planos se desmantelam, mantenha sua confiança no direto envolvimento de Deus.  Às vezes, fazemos nossos planos tendo a certeza de que eles estão de acordo com a vontade de Deus e, mesmo assim, eles não funcionam da maneira que prevíamos. Ao invés de nos entregarmos à frustração ou desespero, podemos confiar que os planos dEle são melhores que os nossos. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6). 

 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você avalia o ano que está acabando? O que aconteceu de acordo com suas expectativas e o que o pegou de surpresa? Como você reagiu quando o inesperado aconteceu?

2. Olhando adiante para o novo ano, você se sente cheio de otimismo, pessimismo, um pouco ansioso ou uma mistura desses e outros sentimentos? Explique sua resposta.

3. Como você planeja para o novo ano ou para o futuro em geral? Você traça planos específicos ou estabelece metas genéricas? Que papel têm Deus e os ensinamentos extraídos da Bíblia em seu planejamento?

4. Esses tempos turbulentos têm feito com que muitas pessoas sofram de grande ansiedade e temor. Que efeito eles tiveram sobre você? Você descobriu que a fé e confiança em Deus e Sua direção foram fontes de segurança e estabilidade apesar do caos? Por quê? 

Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 23:1-6;  Provérbios 16:3, 4, 9; 19:21;  20:24;  27:1;  Mateus 6:19-24;  Lucas 9:57-62.  


Veja mais Maná da Segunda