Maná da Segunda

Maná da Segunda - Podemos Confiar nos Princípios Bíblicos para o Mercado de Trabalho



Por Robert J. Tamasy

Anos atrás publiquei um livro intitulado “Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace” (ainda não traduzido para o português). Compilado a partir de uma série de meditações do Maná da Segunda, foi escrito ao longo de vários anos; meu objetivo era apresentar uma riqueza de princípios da Bíblia que se aplicam ao mercado de trabalho do século XXI. A reação ao livro foi bastante positiva. Tanto indivíduos quanto grupos de homens de negócios e profissionais o têm usado para reflexão pessoal e discussão.  

Eu também recebi alguns comentários críticos de leitores que reclamaram que os textos não eram suficientemente focados. Talvez eles procurassem respostas para problemas ou questões específicas que estivessem enfrentando. Entretanto, como acontece com o Maná da Segunda semanalmente, nosso desejo é apresentar a relevância prática e atemporal das Escrituras para o mercado de trabalho e lembrar que pela perspectiva de Deus, todo trabalho é sagrado.  

A Bíblia não fornece respostas específicas para questões do tipo “Que emprego eu devo aceitar?” ou “Como posso fazer com que nosso fornecedor seja mais compreensivo?” Mas ela de fato proporciona princípios básicos e essenciais para como devemos nos conduzir no mercado de trabalho. Fui lembrado disso recentemente quando um amigo a quem vou chamar de Jim contou sobre uma situação extremamente difícil que enfrentou anos atrás.  

Ele era inspetor de qualidade de uma empresa governamental de serviços públicos, designado para inspecionar plantas estritamente de acordo com especificações detalhadas.  “Quase” não era aceitável. Sua diligência, contudo, não era apreciada pelos gerentes e supervisores na planta. Ele era pressionado para deixar passar equipamentos que não satisfaziam às exigências codificadas. Ele chegou a receber ameaças de morte. 

Jim resistiu a uma oposição intensa durante três anos – cumprindo seu dever de aplicar inteiramente os regulamentos – até que foi transferido para outra planta. Três anos mais tarde ele foi designado novamente para a planta original, descobrindo que o ambiente ali havia mudado drasticamente. Todos os administradores que tinham se oposto ao seu compromisso ético haviam sido dispensados, e as inspeções eram bem-vindas pela nova liderança. 

Se você perguntasse ao Jim se a Bíblia falava especificamente sobre as mudanças com que ele se deparou ele provavelmente responderia que não. Mas ele sabia que como seguidor de Jesus Cristo, transigir e acobertar falhas não era apenas inaceitável, mas também um testemunho deficiente de sua fé. Aqui seguem alguns dos princípios bíblicos que defendeu ousadamente:  

Deus atribui uma grande recompensa à honestidade.  São muitas as tentações no ambiente de trabalho para encobrir a verdade, mas Deus sempre espera honestidade e sinceridade. “O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer.” (Provérbios 11:1).  

A desonestidade acabará sendo exposta.  Não foi coincidência Jim ter sido restaurado à sua posição anterior, enquanto aqueles que insistiam em que ele fosse enganador em seus relatórios tenham sido removidos de seus cargos. “Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante.”  (Provérbios 12:19).  

Existe segurança na manutenção da integridade pessoal.  Jim não fez nada pessoalmente para expor aqueles que se opunham a ele, mas mesmo assim a determinação deles em enganar foi descoberta. “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.” (Provérbios 10:9). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol,  inglêse japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você reage à afirmação de que os princípios da Bíblia são atemporais, práticos e relevantes? Você acredita que isso é verdade? Explique sua resposta.  

2. No cenário descrito, o inspetor de qualidade não apenas procurou apegar-se aos padrões éticos de um modo geral, mas também compreendeu que a forma de conduzir-se no trabalho era reflexo de sua fé e confiança em Deus. Você concorda com a postura que ele adotou, mesmo que parecesse perigoso fazer isso?

3. Já houve um momento em que você achou difícil posicionar-se em favor dos princípios bíblicos ou sentiu que eles não se aplicavam a uma situação específica? Descreva as circunstâncias e como você lidou com elas. Olhando em retrospecto, você gostaria de ter agido de outra forma?

4. Você acredita que as más ações, de um modo ou de outro, por fim serão reveladas? Por quê?  

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:3;  13:6;  16:11; 17:23; 19:5, 9;  20:17;  21:6;  24:26;  29:10. 

 


Veja mais Maná da Segunda