Maná da Segunda

Maná da Segunda - Potencial Desvantagem da Perícia



Por Rick Boxx

Britânico de nascimento, criado no Canadá, o autor Malcolm Gladwell escreveu uma série de livros nos quais apresenta perspectivas únicas sobre ciências sociais. Em seu livro “Fora de Série”, ele apresentou o conceito popular de que são necessárias 10.000 horas de trabalho para se alcançar um desempenho de elite em qualquer área de atividade. Por exemplo, pilotos de aeronaves com 10.000 horas de voo, ou pianistas que tenham dedicado 10.000 horas de prática no teclado.  Faz sentido. Se você tivesse que passar por uma cirurgia importante, iria preferir fazê-lo com um cirurgião que tivesse feito o procedimento milhares de vezes ou com um novato com experiência limitada?  

Gladwell apresentou um bom argumento: ter experiência em qualquer área é extremamente valioso. Entretanto, a abundância de prática e experiência também pode ter suas desvantagens. Você pode ficar tão acostumado com a forma como seu setor específico conduz os negócios, que talvez não queira considerar abordagens novas e inovadoras. Mesmo aquelas que poderiam funcionar melhor do que os métodos “sempre fizemos assim”.

Assumir uma atitude “eu sou o especialista, e é deste jeito que as coisas devem ser feitas” apresenta obstáculos para se descobrir e implementar abordagens inovadoras a problemas novos e antigos. Colocando de forma simples, o orgulho de seu conhecimento em sua área limita seu sucesso futuro.  

A Bíblia tem muito a dizer acerca do valor da humildade e nós podemos facilmente aplicar seus princípios ao mundo empresarial. Por exemplo, Provérbios 18:12 ensina: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” Pode parecer difícil compreender como a confiança na perícia de alguém pode levar à “queda”, mas temos visto inúmeros exemplos de negócios que fracassaram ou estagnaram devido à recusa orgulhosa de seus líderes de se aventurarem fora de suas áreas de habilidade para fazer as mudanças necessárias.  

A dependência excessiva na própria perícia pode nos levar a concluir: “Eu sei tudo o que há para saber a respeito disso.”  Porém, em um mundo em constante mudança – principalmente em áreas afetadas pela tecnologia – essa atitude pode ser devastadora. Seja na área de transportes, medicina, contabilidade, desenho gráfico, produção de alimentos ou exploração espacial, cada um desses campos de empreendimento tem avançado de forma surpreendente quando “peritos” voluntariamente deixaram de lado sua perícia para explorar novas formas de se fazer as coisas.  

Provérbios 11:2 nos diz: “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.”  Você pode imaginar as pessoas que riram quando os irmãos Wright fizeram as primeiras tentativas desajeitadas de voar? “O homem jamais será capaz de voar”, declararam os “especialistas”, baseados em sua habilidade naquele tempo. Contudo, aqueles pioneiros dos voos e os muitos outros que os seguiram, provaram que o voo humano levaria pessoas até mesmo para o espaço exterior. 

Em seu clássico livro de negócios, “Empresas Feitas Para Vencer”, o escritor Jim Collins menciona as características comuns dos líderes de empresas de alto desempenho. Ele descreve “líderes nível 5” - indivíduos impelidos por aquilo que é melhor para a companhia. Um dos traços compartilhados é grande humildade – refrear a sua perícia a fim de encorajar a contribuição dos outros.  

Quer tenham consciência disso ou não, eles estão pondo em prática a admoestação de Provérbios 19:20: “Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.”  Como Collins demonstra, a humildade é uma qualidade importante para todos os peritos. Presumir que temos todas as respostas por causa da experiência passada leva a resultados desastrosos, especialmente em nossa era de mudanças rápidas e sem precedentes.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto .

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você já tinha ouvido falar da “regra das 10.000 horas” de Gladwell? Você pode pensar em algo que fez em que tenha investido essa quantidade de tempo para alcançar algum grau de perícia?

2. Como você definiria “perícia”? Por que ela é importante?

3. Você concorda que depender demais da perícia na verdade é uma deficiência? Pode dar um exemplo de quando isso se mostrou verdadeiro?

4. O que é preciso para se adquirir equilíbrio entre perícia e humildade?  Em sua opinião, por que geralmente falta humildade em pessoas que alcançaram perícia em sua área de empreendimento?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:14;  12:15;  15:22;  16:18;  21:4;  Colossenses 3:12;  I Pedro 5:5.  

 


Veja mais Maná da Segunda