Maná da Segunda

Maná da Segunda - Preparados Para Tempos Como Estes



Por Rick Boxx

Em um voo na África do Sul anos atrás, conheci uma jovem cujo nome era Emma. Na época ela era planejadora de eventos e falou com entusiasmo sobre a sua carreira, embora não tivesse certeza de para onde ela a levaria. Eu aprecio conhecer pessoas que sentem entusiasmo por seu trabalho e vocação.

Recentemente vi seu nome no site de relacionamentos LinkedIn. De acordo com seu perfil, ela agora é vice-presidente de marketing de uma importante companhia internacional na China. Quando enviei uma mensagem para parabenizá-la, Emma respondeu dizendo que, cinco anos atrás, ela sentiu que Deus usaria sua carreira “para servir a reis” se ela confiasse nEle.

 Suspeito que ela se referia ao verso bíblico que declara: “Você está vendo alguém que é habilidoso naquilo que faz? Ele será posto diante de reis; não estará a serviço da plebe.” (Provérbios 22:29). Deus, obviamente, fez com que aquelas palavras se transformassem em verdade. Emma agora exerce um papel importante e influente em um país onde milhões e milhões de pessoas necessitam desesperadamente da esperança que há em Jesus Cristo. 

Como Deus vai usar Emma nessa posição ainda está para ser visto, mas Ele claramente abriu oportunidades para que ela não apenas faça bem o seu trabalho, como também sirva como Sua representante, como diz II Coríntios 5:20: “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus.”

Seja iniciando um novo trabalho ou permanecendo naquele no qual estamos já há algum tempo, temos a tendência de vê-lo como um meio de satisfazer nossas obrigações financeiras e adquirir as coisas que queremos. Mas Deus vê nossa vocação – e nossa carreira – de uma maneira muito mais ampla. Elas são parte importante do nosso “chamado”, aquilo que o Senhor quer que façamos durante o nosso tempo na terra, participando de Seus divinos propósitos.

Encontramos um excelente exemplo disso no livro de Ester, no Antigo Testamento. Também conhecida pelo nome de Hadassa, Ester era uma bela jovem judia que, por meio de uma série de eventos, foi levada ao harém do rei Xerxes, da Pérsia e Média. Ela se tornou a favorita de Xerxes, candidata a tornar-se a futura rainha.

Seu primo, Mordecai, ficou sabendo de uma conspiração por parte de um dos subordinados de Xerxes que tramava para destruir todos os judeus daquela região. Uma vez que Ester havia se tornado parte da corte real, Mordecai rogou que ela intercedesse em favor de seus companheiros judeus. Ele entendeu que, em sua posição, ela poderia exercer uma influência única sobre o rei Xerxes para de algum modo reverter seu temível decreto. 

De início, Ester estava hesitante, sabendo que abordar Xerxes com qualquer assunto, sem ter sido convidada, colocaria sua vida em risco.  Então, Mordecai a desafiou com esta pergunta: “...Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Ester 4:14). A história prossegue dando conta de que o rei realmente deu ouvidos a Ester, e foi encontrada uma maneira de derrotar o esquema assassino.

Somos gratos porque a maioria de nós não precisa temer uma “sentença de morte” por abordar pessoas em postos de autoridade no trabalho.  Entretanto, com frequência Deus coloca o Seu povo em circunstâncias onde – como Emma – elas podem representá-Lo de maneira redentora.  Jamais subestime o que o Senhor pode fazer. Ele pode transformar até mesmo começos humildes em oportunidades incríveis. Assim, ore e obedeça, confiando nEle quanto aos resultados.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Se alguém lhe perguntasse por que você faz o seu trabalho, como você responderia?    

2. Antes de ler esta meditação você conhecia a passagem bíblica que sugere que pessoas diligentes e fiéis em seu trabalho “servirão a reis”? Você acredita que essa promessa é verdadeira? Por quê?

3. De que forma você acredita que pessoas de fé exercem influência positiva até mesmo em ambientes de trabalho onde princípios bíblicos são ignorados ou tratados com ceticismo?

4. A passagem do livro de Ester implicaria que Deus está ativamente envolvido no atual mercado de trabalho e tem um interesse especial e direto em Seus seguidores os quais Ele colocou ali. Como você reage a este conceito? 

 

Nota: Se você tem uma Bíblia e deseja saber mais sobre o tema, considere as seguintes passagens: Deuteronômio 30:8-9;  Josué 1:8;  Provérbios 21:5;  I Coríntios 15:58; Colossenses 3:17, 23-24.  

 

 


Veja mais Maná da Segunda